Logo da Prefeitura

Câmara Municipal

Prefeitura de Rio Branco entrega primeira etapa da construção da sede própria da Câmara Municipal

Nova estrutura da Câmara marca avanço histórico para o Legislativo municipal e promete melhores condições de trabalho e atendimento à população

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco realizou, no final da tarde desta segunda-feira (30), a entrega oficial da primeira etapa da construção da sede própria da Câmara Municipal. A cerimônia reuniu autoridades, servidores e representantes da comunidade.

O novo espaço representa um marco para o Legislativo municipal, oferecendo infraestrutura moderna, ampliação das áreas administrativas e melhores condições tanto para o funcionamento das atividades parlamentares quanto para o atendimento ao público.

Primeira etapa Camara Municipal And Ol 17
Novo espaço marca um avanço para o Legislativo, com estrutura moderna e melhores condições de trabalho e atendimento ao público. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A entrega simboliza um passo importante para o fortalecimento institucional do Poder Legislativo. A estrutura foi planejada para garantir maior eficiência administrativa, conforto aos servidores e melhor acessibilidade à população, além de proporcionar um ambiente adequado para sessões plenárias e reuniões de comissões.

Durante a solenidade, autoridades destacaram a relevância do investimento para o desenvolvimento da cidade e para a valorização da atividade parlamentar.

Primeira etapa Camara Municipal And Ol 10
“É um sentimento de dever cumprido. Deixamos de ser a única capital sem sede própria da Câmara, e agora os vereadores terão um espaço fixo e mais confortável para trabalhar. Esta é apenas a primeira etapa.”, destacou o prefeito. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ressaltou a importância da obra para a modernização da estrutura pública municipal, destacando que a capital acreana era a única do país cujo Legislativo ainda não possuía sede própria.

“É um sentimento de dever cumprido. Infelizmente, éramos a única capital cuja Câmara Municipal não tinha sede própria. Estou feliz porque agora nossos vereadores terão sua casa. Não haverá mais a necessidade de se deslocar de um lugar para outro. Esta é apenas a primeira etapa; outras ainda virão. É um espaço onde eles poderão trabalhar com muito mais conforto do que atualmente”, afirmou o prefeito.

Primeira etapa Camara Municipal And Ol 21
“É a realização de um sonho iniciado em legislaturas anteriores, que ganhou forma na gestão do prefeito Tião Bocalom, com apoio e recursos próprios, tornando-se uma conquista para a Câmara e a população”, declarou Alysson. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O vice-prefeito, Alysson Bestene, também destacou a parceria entre os poderes e o impacto positivo da nova estrutura. “É a realização de um sonho. Esse projeto começou em legislaturas anteriores, com discussões, elaboração de projetos e busca por recursos, inclusive em Brasília. No entanto, foi concretizado na gestão do prefeito Tião Bocalom, que abraçou a causa e destinou recursos próprios para viabilizar a obra. Trata-se de uma conquista importante para a Câmara e para toda a população”, declarou.

c56852e8 dd2c 40c2 94bd 36035404a42c
“Na presidência em 2019 e 2020, criamos um fundo, garantimos emendas e deixamos R$ 5,8 milhões para a obra, que avançou nas gestões seguintes e agora começa a se concretizar, beneficiando a população”, afirmou Antônio Moraes. (Foto: Ana Melo/Secom)

O ex-presidente da Câmara Municipal, Antônio Moraes, responsável pelo início do projeto, destacou que a entrega marca o início de uma nova fase para o parlamento municipal.

“Quando assumi a presidência, em 2019 e 2020, criamos um fundo para captação de recursos e conseguimos emendas parlamentares. Deixamos cerca de R$ 5,8 milhões destinados à construção da sede. Esse trabalho teve continuidade nas gestões seguintes até chegar a este momento. É um sonho antigo que agora começa a se concretizar, com apoio decisivo do Executivo. Quem ganha com isso é a população”, afirmou.

Primeira etapa Camara municipal Ana 5
“Será, de fato, a Casa do Povo: um espaço amplo e moderno, com conforto para servidores e população, onde serão debatidas decisões importantes com participação popular”, pontuou Joabe. (Foto: Ana Melo/Secom)

O atual presidente da Câmara, Joabe Lira, ressaltou o significado simbólico da obra.

“Esta é, de fato, a Casa do Povo. Será um espaço amplo, moderno, com estacionamento próprio e bem localizado, oferecendo conforto aos servidores e à população. Aqui serão debatidas e tomadas decisões importantes para o futuro do município, sempre com a participação popular”, pontuou.

Primeira etapa Camara Municipal And Ol 3
A obra seguirá até a conclusão do prédio, que terá plenário, gabinetes, setores administrativos e áreas de atendimento ao público, garantindo uma sede moderna e adequada às necessidades da cidade. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A obra seguirá com as próximas etapas até a conclusão total do prédio, que contará com plenário definitivo, gabinetes parlamentares, setores administrativos e espaços destinados ao atendimento ao público. A expectativa é de que, ao final, a Câmara Municipal disponha de uma sede moderna, acessível e alinhada às necessidades da cidade.

O que eles disseram

Primeira etapa Camara Municipal And Ol 20
Cerimônia reuniu autoridades, servidores e representantes da comunidade. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

“Hoje é um dia de muita felicidade. Sou grato a Deus pela oportunidade de fazer parte deste parlamento e de presenciar a realização desse sonho. Muitos não acreditavam, mas hoje estamos aqui vendo se tornar realidade”, afirmou o vereador Joaquim Florêncio.

“Para nós, é motivo de grande alegria. Demos o pontapé inicial dessa obra, e ver a primeira etapa concluída é gratificante. Quem ganha é a população e os servidores. Trata-se de uma região em crescimento, o que valoriza ainda mais esse investimento”, frisou o vereador Raimundo Neném.

“Este é um momento histórico. Rio Branco era a única capital que ainda não possuía sede própria para sua Câmara. É uma honra participar desta legislatura e acompanhar essa conquista, que beneficiará principalmente a população”, disse o vereador Matheus Paiva.

“A entrega da primeira etapa da sede própria é um ato histórico e emocionante. Em breve, acredito que já estaremos trabalhando neste novo espaço”, evidenciou o vereador Moacir Júnior.

“Mais do que um espaço físico, trata-se de oferecer um ambiente adequado para atender a população e dar melhores condições de trabalho aos servidores. É um momento marcante para esta legislatura e para toda a cidade”, concluiu o vereador Bruno Moraes.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Transporte coletivo de Rio Branco recebe primeiros ônibus seminovos enquanto nova frota zero quilômetro segue em deslocamento para a capital

Primeiros veículos zero quilômetro que vão modernizar o transporte coletivo da capital acreana

Prefeitura de Rio Branco atende famílias atingidas por fortes chuvas e ventos em 14 bairros da capital

Ação emergencial da Prefeitura registrou 19 ocorrências graves e garantiu aluguel social para

Enxerga Mais Rio Branco: Prefeitura entrega mais de 200 óculos e transforma a vida de estudantes e famílias

A Escola Mariana da Silva Oliveira recebeu a primeira entrega oficial de óculos

Prefeitura nas Ruas leva serviços de recuperação viária ao Segundo Distrito de Rio Branco

Ações da Prefeitura garantem melhores condições de tráfego em corredores importantes da capital

Comboio com novos ônibus da JTP segue viagem rumo a Rio Branco e previsão é de chegada da frota a partir de segunda-feira (28)

Primeiros veículos zero quilômetro que vão modernizar o transporte coletivo da capital acreana