Logo da Prefeitura

Maio Amarelo

Prefeitura de Rio Branco realiza abertura do Maio Amarelo 2026 com foco na educação para o trânsito

Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha da Prefeitura promove ações educativas para conscientizar crianças, motoristas e pedestres

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta segunda-feira (4), à programação do Movimento Maio Amarelo 2026 com a abertura do projeto RBTrans Kids, realizada no Horto Florestal. A ação reúne atividades educativas voltadas principalmente para o público infantil.

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito, promovendo a responsabilidade compartilhada entre motoristas, pedestres e ciclistas.

Maio Amarelo Foto Anderson Oliveira 30
O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A cor amarela, símbolo da iniciativa, remete à atenção e advertência, reforçando a necessidade de comportamentos seguros ao longo de todo o mês.

Neste ano, o tema central é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, destacando a importância da empatia e de escolhas responsáveis no dia a dia.

Maio Amarelo Foto Anderson Oliveira 27
Neste ano, o tema central é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, destacando a importância da empatia e de escolhas responsáveis no dia a dia. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

A programação inclui ações educativas em escolas, atividades musicais em espaços públicos, blitzes educativas nas ruas e iniciativas de conscientização que seguem até o encerramento da campanha.

Durante a abertura, o prefeito Alysson Bestene ressaltou a importância de investir na formação das novas gerações como estratégia para transformar o trânsito no futuro.

Foto de Alysson Bestene
(Foto: Anderson Oliveira/Secom)

“Educar desde a infância é fundamental para termos cidadãos e motoristas mais conscientes. Essa ação da RBTrans busca orientar de forma preventiva, sensibilizando os adultos por meio das crianças. Trabalhamos a educação no trânsito nas escolas, com palestras e atividades que ajudam os alunos a compreenderem a sinalização e levarem esse conhecimento para suas famílias”, afirmou o prefeito.

Maio Amarelo Foto Anderson Oliveira 29
Alysson também destacou a preocupação com o aumento dos índices de acidentes na capital e reforçou que a gestão municipal tem intensificado medidas(Foto: Anderson Oliveira/Secom)

Ele também destacou a preocupação com o aumento dos índices de acidentes na capital e reforçou que a gestão municipal tem intensificado medidas como sinalização, fiscalização e estudos para implantação de lombadas eletrônicas. “Precisamos cuidar das famílias e colocar a vida em primeiro lugar”, completou.

O superintendente da RBTrans, coronel Marcos Roberto Coutinho, enfatizou que a campanha vem sendo fortalecida ao longo dos anos e que a educação é uma das principais ferramentas para reduzir acidentes.

marcos coutinho
“Estamos intensificando a fiscalização, melhorando a sinalização e ampliando investimentos”, explicou Coutinho. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Essa é uma ação contínua da prefeitura que vem evoluindo a cada ano. Estamos intensificando a fiscalização, melhorando a sinalização e ampliando investimentos. A conscientização através das crianças é essencial para alcançar também os pais e motoristas”, explicou.

Segundo ele, o Maio Amarelo funciona como um reforço das ações educativas já realizadas durante todo o ano. “A segurança no trânsito é permanente. O mês de maio serve para intensificar as atividades, como blitzes educativas e palestras, para que todos tenham mais consciência no trânsito”, destacou.

Com uma programação diversificada e voltada à educação e prevenção, a Prefeitura de Rio Branco busca mobilizar a sociedade para reduzir os índices de acidentes e promover um trânsito mais seguro para todos.

,

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco recebe doação de roupas do Tribunal de Justiça do Acre

Peças serão destinadas às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas por meio da logística reversa

Ação é resultado da parceria com a Green Eletron e garante a destinação

Prefeitura de Rio Branco e OIM discutem cooperação para fortalecer atendimento a migrantes e refugiados

Encontro discutiu parceria para fortalecer o acolhimento e a proteção de migrantes e

Prefeito de Rio Branco é homenageado durante lançamento de olimpíada de educação financeira

Segunda edição do projeto em Rio Branco deverá alcançar 50 escolas públicas e

Prefeito de Rio Branco visita quadra do João Eduardo e anuncia projeto de revitalização para atender a Baixada da Sobral

Prefeito ouviu moradores e destacou que a proposta deverá transformar o espaço em