Encontro de gestores municipais destaca fechamento positivo das contas em 2025 e avanços na gestão

Encontro, que contou com a presença de prefeitos e gestores municipais, teve como objetivo a prestação de contas da Amac e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso)

O Prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou de uma reunião na sede da entidade para encerrar as atividades de 2025. O encontro, que contou com a presença de prefeitos e gestores municipais, teve como objetivo a prestação de contas da Amac e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso).

Foto da reunião da Amac
O encontro, que contou com a presença de prefeitos e gestores municipais, teve como objetivo a prestação de contas da Amac e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso). (Foto: Rodilson Bardales/Secom)

Durante o evento, o prefeito de Rio Branco ressaltou os bons resultados alcançados pela associação ao longo do ano, destacando o fechamento das contas de 2025 de forma positiva. Segundo ele, a Amac conseguiu concluir todos os projetos planejados, garantindo que nenhum recurso federal fosse perdido.

Foto da Reunião da Amac
“Fechamos o ano com chave de ouro. Nenhum recurso foi perdido por falta de projetos. Todos os projetos foram realizados e executados conforme o previsto”, afirmou o presidente da Amac. (Foto: Rodilson Bardales/Secom)

“Fechamos o ano com chave de ouro. Nenhum recurso foi perdido por falta de projetos. Todos os projetos foram realizados e executados conforme o previsto”, afirmou o presidente da Amac.

Outro ponto abordado foi a redução nos custos operacionais da Amac, que, segundo Tião Bocalom, apresentaram uma diminuição significativa desde 2020.

Foto da Reunião da Amac
Hoje, os custos da associação são proporcionalmente menores do que os de 2020. Isso demonstra nossa eficiência e responsabilidade na gestão”, completou o prefeito. (Foto: Rodilson Bardales/Secom)

“Hoje, os custos da associação são proporcionalmente menores do que os de 2020. Isso demonstra nossa eficiência e responsabilidade na gestão”, completou o prefeito.

Emerson Leão, diretor-executivo do Cinreso, também esteve presente na reunião e trouxe à tona a situação dos lixões a céu aberto no Acre.

Atualmente, o estado conta com 19 desses lixões, e o Cinreso tem trabalhado para garantir que parte dos resíduos seja adequadamente encaminhada para a Unidade de Tratamento de Resíduos (Utre) de Rio Branco.

Reuniao da Amac Fotos Rodilson Bardales 4

Em sua fala, Leão destacou a importância de contratar novos técnicos para apoiar os municípios no processo de recuperação das áreas degradadas e no diagnóstico do plano diretor dos municípios.

“Vamos contratar novos técnicos para ajudar os municípios, pois sabemos que nem todas as secretarias de Meio Ambiente têm o suporte técnico necessário. Além disso, o consórcio ficará responsável por fazer o diagnóstico do plano diretor de cada município, para entender melhor a situação de cada um”, explicou Emerson Leão.

A reunião serviu não apenas para prestar contas, mas também para alinhar as ações para o próximo ano, com foco na melhoria dos serviços e na gestão responsável dos recursos públicos.

,

Outras notícias...