Logo da Prefeitura

Secretaria de Saúde de Rio Branco homenageia doadoras de leite materno com certificado e café da manhã

Por 

|

às

Compartilhe:

CAFE HIDALGO LIMA DIEGO 19.05 6
Luana Beatriz: “É um sentimento de estar ajudando um bebê a não sentir fome” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em 19 de maio comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Para celebrar a data, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta quinta-feira um café da manhã para as mães que emprestam seu leite a outros recém-nascidos.

O evento aconteceu na Urap Augusto Hidalgo de Lima, na Sobral, a unidade de saúde municipal referência na coleta e distribuição de leite materno. Na ocasião, as mamães foram homenageadas com um certificado.

De acordo com a coordenadora de saúde da criança da Semsa, Maria Teresa, o ato também visa conscientizar outras mulheres sobre a importância da doação. “Queremos buscar mais mães que estão amamentando para que doem leite. Um pouquinho já ajuda a salvar vidas”.

A Urap conta hoje com quase 250 doadoras cadastradas. De janeiro a abril deste ano, a unidade recebeu 235 litros de leite, distribuindo 80% desse total à maternidade da capital.

Luana Beatriz, mãe há sete meses, é uma dessas doadoras. Ela conta que decidiu emprestar seu leite a outras crianças ao ver um recém-nascido chorar de fome.

“É um sentimento de estar ajudando um bebê a não sentir fome. Sei que estou ajudando também aquela mãe que não pode amamentar porque tomou alguma medicação ou está com problema de saúde. É gratificante”.

As mães que tiverem interesse em compor o banco de doadoras podem comparecer ao posto de coleta da Urap Augusto Hidalgo de Lima para orientações. A unidade de saúde também conta com uma equipe que faz a coleta no domicílio com hora marcada por telefone.

“Qualquer mãe com quantidade excedente de leite pode se tornar uma doadora. Com a nossa equipe é feita toda uma triagem com exames para tornar esse leite pasteurizado e ser feita a distribuição de forma adequada”, explicou a pediatra Bruna Farias.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

DECRETO Nº 160 DE 05 DE FEVEREIRO DE 2026

Emurb mantém equipes mobilizadas, neste sábado, com ações de manutenção, drenagem e recuperação de vias em Rio Branco

Emurb intensifica serviços de manutenção em diferentes regiões de Rio Branco, garantindo melhores

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica de casa em casa no bairro Cadeia Velha neste sábado

Equipes de Agentes de Controle de Zoonoses percorrerão o bairro Cadeia Velha neste

Prefeitura de Rio Branco prepara inauguração de CAPS 24 horas para ampliar assistência em saúde mental

Novo CAPS III Samaúma 24h será inaugurado na próxima sexta-feira (18), e contará

Prefeitura de Rio Branco reforça cuidados com hidratação durante período de calor intenso

A orientação é que a população mantenha a ingestão regular de água e