Logo da Prefeitura

Alerta

Prefeitura de Rio Branco lamenta desmoronamento no bairro Preventório e reforça alerta sobre risco de novos incidentes na região

Rio Branco destaca laudos técnicos que apontam alto risco de erosão e defende a retirada das famílias do bairro Preventório para áreas seguras

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco lamenta o deslizamento de terra ocorrido no último fim de semana no bairro Preventório, região onde também se encontra o bairro Dom Giocondo, conhecido popularmente como Papouco, que resultou no desmoronamento de oito residências. Na manhã desta segunda-feira (29), o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, manifestou preocupação com a situação e alertou para a possibilidade de agravamento do cenário, caso medidas preventivas não sejam adotadas.

Segundo o secretário, a área apresenta problemas históricos e recorrentes, incluindo condições insalubres, vulnerabilidade social e elevado risco geológico. “Trata-se de uma tragédia anunciada. A Defesa Civil possui laudos que apontam o risco de desbarrancamento e deslizamento, e a Prefeitura tem alertado a sociedade sobre isso”, destacou.

03614faa 0879 47e6 b7d6 4b9f6e034330
Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcus Luz, a área apresenta problemas históricos e recorrentes, incluindo condições insalubres, vulnerabilidade social e elevado risco geológico. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

João Marcus Luz informou ainda que, de forma reiterada, o município vem orientando sobre a necessidade de retirada das famílias da área de risco e sua transferência para locais seguros. No entanto, segundo ele, há posicionamentos divergentes de outras autoridades e órgãos que acabam incentivando a permanência das famílias no local, o que pode colocar vidas em perigo. “Se não agirmos de forma responsável, podemos ter uma tragédia ainda maior, com perda de vidas humanas”, alertou.

Por outro lado, o promotor de Justiça e Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Thalles Ferreira Costa, também lamentou o ocorrido, mas afirmou que o desmoronamento registrado no Preventório foi pontual e não compromete, neste momento, áreas adjacentes. Ele ressaltou que o Ministério Público não é contrário à remoção das famílias, desde que o processo ocorra dentro dos trâmites legais e com respeito ao devido processo legal.

5b315a27 4e55 4f16 99ac ce5919b296f0
O promotor de Justiça e Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Thalles Ferreira Costa, também lamentou o ocorrido, mas afirmou que o desmoronamento registrado no Preventório foi pontual e não compromete, neste momento, áreas adjacentes.(Foto: Marcos Araújo/Secom)

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Rio Branco vem realizando o cadastro das famílias que residem no Papouco e promovendo reuniões com os moradores. Até o momento, já foram apresentados três relatórios técnicos, incluindo laudos do Serviço Geológico do Brasil, que classificam a região como área de alto risco de erosão e desmoronamentos.

O município reforça que a prioridade é a preservação da vida e que continuará adotando medidas técnicas e sociais para garantir a segurança das famílias afetadas.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Saúde Rural da Prefeitura de Rio Branco ultrapassa 3,2 mil procedimentos em parada na Transacreana

A quinta edição do Saúde Rural levou consultas, exames, vacinação e diversos serviços

Prefeitura de Rio Branco prestigia Festa dos Terceirizados e reforça valorização da categoria

Evento, realizado no Sesc Bosque, reuniu trabalhadores, autoridades e lideranças sindicais em um

Prefeitura de Rio Branco realiza 4º mutirão de ultrassonografias e avança na redução da fila de regulação

Ação realizada na Urap Rozangela Pimentel atendeu 120 pacientes neste sábado (27), ampliando

Estudantes que participaram de intercâmbio na Disney e na NASA compartilham experiências com o prefeito de Rio Branco

Durante encontro no gabinete, alunos, professores e integrantes da comitiva relataram aprendizados vividos

Graça em Ação leva serviços à população com apoio da Prefeitura de Rio Branco

Parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Igreja Internacional da Graça