Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco dialoga com Sinteac e MPAC sobre greve dos professores municipais

Por 

|

às

Compartilhe:

Buscando solucionar a situação da greve dos professores municipais, nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Rio Branco realizou uma reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), buscando soluções para a greve dos professores municipais.

Durante o encontro, os representantes do movimento sindical reforçaram algumas pautas, entre elas o reajuste do piso salarial. A gestão municipal, por sua vez, apresentou disposição para diálogo e buscou um consenso que permita um acordo.

O prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, destacou o esforço da Prefeitura em manter o diálogo com a categoria e lembrou que a atual gestão realizou, em 2022, os maiores reajustes salariais da capital.

“As pautas apresentadas serão analisadas. Apesar das dificuldades, estamos instalando uma comissão e pedindo ao movimento a suspensão da greve. Será por meio dessa comissão, com dados transparentes, que apresentaremos o crescimento da folha de pagamento municipal, sempre com o compromisso de valorizar o servidor público”, afirmou.

O Sinteac, informou que a greve segue e destacou as principais reivindicações da categoria: reajuste do piso do magistério, correção pelo índice inflacionário, cumprimento da hora/atividade dos professores, auxílio-alimentação no valor de R$ 1.000,00 e a manutenção da lei que garante a composição mensal para aposentadoria junto ao RBPrev.

Após a reunião, o prefeito em exercício, acompanhado dos secretários de Articulação Institucional e de Gestão Administrativa, se reuniu com o promotor de Justiça Abelardo Townes, da Promotoria Especializada de Defesa da Educação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), para tratar sobre a greve.

Também estiveram presentes membros do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação, que apresentaram dados e informações que comprovam a realidade orçamentária e administrativa do Município, evidenciando o compromisso da gestão em resolver o impasse.

“O prefeito tem solicitado conversas transparentes como esta com o promotor de Educação, para mostrar a situação atual e propor um cronograma de trabalho para os próximos três meses. O objetivo é cumprir as etapas previstas e dialogar com as categorias para buscar uma proposta viável dentro do prazo estabelecido”, explicou Alysson Bestene.

O secretário de Articulação Institucional, Jonathan Santiago, detalhou que, após a publicação da portaria no Diário Oficial, a comissão terá 10 dias para iniciar o diálogo com os sindicatos em busca de soluções concretas.

“O mesmo grupo que trabalhou na proposta da Reforma da Previdência irá apresentar as propostas aos conselhos da RBPrev. Agora, este grupo irá se reunir com os sindicatos, estabelecer um calendário de participação, ouvir as pautas e formalizar os encaminhamentos. As reuniões contarão com a presença dos secretários de cada pasta envolvida”, concluiu.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e