Prefeitura de Rio Branco é parceira na realização do evento “Diálogos de Saberes Ambientais” em celebração ao Dia do Educador Ambiental

Encontro reuniu instituições municipais, estaduais e federais para fortalecer a integração das ações de educação ambiental no Acre

Em alusão ao Dia do Educador Ambiental, comemorado em 15 de outubro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi parceira na realização do evento “Diálogos de Saberes Ambientais: Compartilhando Saberes”, promovido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Parque Zoobotânico, em parceria com o Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia em Sínteses da Biodiversidade da Amazônica (INCT-SinBiAm).

O encontro reuniu educadores ambientais das esferas municipal, estadual e federal, com o objetivo de tecer uma rede de apoio e integração entre as ações de educação ambiental, além de compartilhar experiências, desafios e perspectivas sobre a prática educativa na realidade amazônica.

Dialogos de Saberes Ambientais 5
“É uma oportunidade para desenvolver mais a comunicação, aprimorar nossas competências e conhecer o trabalho de todos”, destacou Flavianne, à direita na imagem. (Foto: Secom)

Participaram também representantes da SOS Amazônia, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fortalecendo o caráter colaborativo e interinstitucional da iniciativa.

Durante a abertura, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, destacou a importância da parceria entre instituições na valorização dos educadores ambientais.

“Parabéns pela iniciativa em promover o encontro dos educadores. Essa é uma oportunidade para desenvolver mais a comunicação, aprimorar nossas competências e conhecer o trabalho de todos. Enquanto Semeia, é um momento de estreitar relações, e espero que todos os nossos colaboradores possam usufruir ao máximo dessa oportunidade”, evidenciou Stedille.

Dialogos de Saberes Ambientais 7
A programação contou ainda com a apresentação do grupo de arte-educação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Foto: Secom)

O coordenador do Parque Zoobotânico da UFAC, Harley Silva, ressaltou a vocação do espaço para o diálogo e a construção coletiva. “O Parque Zoobotânico tem essa veia muito forte com a educação ambiental e a construção de valores. Pensamos o evento para dialogar, mostrar nossos meios, particularidades e potencialidades, e pensar em ações conjuntas. Que esse encontro gere bons frutos para 2026”, disse.

A pesquisadora do SinBiAm, Luane Fontenele, também destacou o valor do intercâmbio entre redes de educação ambiental. “É maravilhoso poder conhecer outras redes. Hoje nos unimos à história do Acre, que é pautada na relação com o meio ambiente. Vamos ter diálogos muito positivos e seguir avançando na educação ambiental, fazendo nosso próprio empate”, pontuou.

A programação contou ainda com a apresentação do grupo de arte-educação da secretaria, Sementes Sonoras, que trouxe música e sensibilidade à celebração, reforçando a importância da arte como ferramenta de conscientização e educação ambiental.

O evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em fortalecer a educação ambiental como instrumento de transformação social e valorização da biodiversidade amazônica, por meio de ações integradas e parcerias institucionais que estimulam o diálogo, a troca de saberes e a formação de redes colaborativas.

Outras notícias...