Logo da Prefeitura

Exposição Fotográfica

Exposição na Prefeitura de Rio Branco resgata memórias da agricultura familiar

Mostra destaca o trabalho dos agricultores familiares e emociona visitantes ao relembrar tradições e histórias do campo

Por 

|

às

Compartilhe:

Após o Festival da Macaxeira, realizado nos dias 3, 4 e 5 de outubro, a Prefeitura de Rio Branco organizou uma exposição no saguão do prédio sede com quadros que retratam o trabalho do agricultor familiar. A mostra busca valorizar a cultura do campo e preservar a memória de quem ajudou a construir a história rural da região.

Na manhã desta terça-feira (14), a moradora Marciane Santos visitou a exposição e se emocionou ao reconhecer nas obras, lembranças da própria infância.

Exposicao na Prefeitura de Rio Branco resgata memorias da agricultura familiar 5
Ex-produtora familiar recordou com carinho os momentos vividos ao lado da família na roça de macaxeira. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Eu me sinto voltando à minha infância, com minha mãe, meus irmãos e meu pai. A gente fazia muita farinha. Fiquei emocionada de estar aqui vendo esse quadro tão lindo. Me trouxe muitas lembranças da minha mãe, que foi uma parte muito importante da minha vida”, relembrou Marciane.

Morando há vários anos na zona urbana, Marciane contou que sente falta da vida tranquila e da fartura que tinha quando vivia na roça. Emocionada, agradeceu ao prefeito Tião Bocalom pela iniciativa de resgatar as raízes da agricultura familiar.

“O prefeito está nos levando de volta à nossa origem, ao tempo em que a gente trabalhava no campo. É muito gratificante ver uma exposição tão linda. Que Deus abençoe ele”, disse Marciane.

Foto da produtora com imagens da galeria
A ex-produtora familiar recordou com carinho os momentos vividos ao lado da família na roça de macaxeira. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A ex-produtora familiar recordou com carinho os momentos vividos ao lado da família na roça de macaxeira. Para ela, o trabalho coletivo fortalecia os laços familiares e garantia fartura na mesa.

“Como éramos mais meninas na casa do meu pai, ele colocava a gente para ajudar, porque não tinha muita força masculina, só meu irmão mais velho. A gente ia para a roça junto com ele. Eram dias cansativos, mas muito felizes.”

A exposição segue aberta ao público no saguão da Prefeitura, celebrando a importância da agricultura familiar e homenageando as famílias que contribuíram para o desenvolvimento rural de Rio Branco.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e

Prefeitura convoca proprietários de vans, micro-ônibus e ônibus para reforçar transporte coletivo de Rio Branco

Medida emergencial busca ampliar a oferta de veículos diante da redução da frota;

Nota de convocação: RBTrans convoca proprietários de vans, micro-ônibus e ônibus para reunião de cadastramento