Com muita animação e público empolgado, mesmo debaixo de forte chuva, começou nesta sexta-feira (3) o 2º Festival da Macaxeira e Agronegócio de Rio Branco, uma iniciativa da Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
O evento, realizado no Horto Florestal, reúne feirantes, expositores, apresentações culturais e o tradicional concurso da Rainha da Produção, destacando o potencial agrícola e a riqueza cultural da capital acreana.

A chuva não desanimou o público, que prestigiou a primeira noite do festival com muita música, dança e culinária típica. O produtor rural Leandro Medeiros, que mantém uma casa de farinha, comemorou o movimento e a receptividade do público.
“A chuvinha foi só para dar uma refrescada. A população está chegando e já colocamos o fogo de novo no forno. Os trabalhos continuam”, afirmou.

A moradora Eliene dos Santos também aprovou o evento e destacou a culinária local.
“Mesmo debaixo de chuva, valeu a pena vir tomar um tacacá aqui no Festival da Macaxeira. Está tudo muito bom e o ambiente ficou ainda mais agradável depois da chuva”, comentou.

Logo na entrada do Horto, mudas de macaxeira, arroz e milho chamaram a atenção dos visitantes. Muitos aproveitaram para levar uma planta para casa, como a dona de casa Ducineide Barreto, que foi acompanhada do pai, João Correia.
“O nosso pai nos ensinou a plantar e cultivar. Hoje estamos passando esse conhecimento para os mais jovens, mostrando de onde vem a farinha, a goma, a mandioca e tantos outros produtos”, contou.

O prefeito Tião Bocalom, acompanhado da primeira-dama Kellen Bocalom, secretários municipais e vereadores, fez a abertura oficial do festival. Entusiasmado, ele celebrou o sucesso da segunda edição do evento, que busca movimentar a economia local e fortalecer a cultura popular.
“Sucesso total! Mesmo com chuva, muita gente veio. Amanhã e domingo quero ver o Horto lotado, porque está tudo muito lindo e bem organizado. Vale a pena prestigiar”, afirmou o prefeito.
O 2º Festival da Macaxeira e Agronegócio segue até domingo (5), com uma programação diversificada voltada para toda a família, valorizando o produtor rural, a agricultura familiar e as tradições da nossa terra.