Logo da Prefeitura

Abastecimento de água

Prefeitura de Rio Branco anuncia intervenção para melhorar abastecimento de água na Vila Jorge Kalume

Após anos de dificuldades enfrentadas pela comunidade, Saerb apresenta solução definitiva para ampliar a oferta de água e regularizar ligações na região

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), realizou uma reunião com moradores da Vila Jorge Kalume para apresentar as medidas que serão adotadas com o objetivo de solucionar os problemas históricos de abastecimento de água enfrentados pela comunidade.

A Vila Jorge Kalume, que surgiu a partir de uma ocupação e atualmente abriga cerca de 3 mil moradores, enfrenta há anos dificuldades relacionadas à infraestrutura básica, especialmente no fornecimento de água. A situação foi agravada pela existência de diversas ligações clandestinas, que comprometem a pressão e a distribuição do recurso para as famílias da localidade.

Como parte da solução, a Prefeitura de Rio Branco irá instalar um booster (bomba pressurizadora) na rede de abastecimento da região para aumentar a pressão e a vazão da água. O equipamento é utilizado para garantir maior eficiência na distribuição, beneficiando diretamente os moradores. A previsão é que a intervenção seja concluída em até três meses.

Moradora da comunidade há seis anos, Maria Lima destacou que a reivindicação por melhorias no abastecimento é antiga e representa uma necessidade urgente para as famílias da região.
“Eu moro há seis anos aqui na Jorge Kalume e há muito tempo a gente vem passando por essa crise de água”, relatou a moradora.

abastecimento de água
“Nosso compromisso é garantir dignidade à população e trabalhar para resolver as irregularidades no abastecimento de água da região”, afirmou Pereira. (Foto: Juilyane Abdeeli/ Saerb)

Durante o encontro, os moradores tiveram a oportunidade de apresentar ao Saerb as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia, especialmente pelas famílias em situação de maior vulnerabilidade.

“Ele prometeu pra gente que o problema vai ser resolvido. Isso deixa a gente mais satisfeito e com esperança de melhora”, afirmou Maria Lima.

Além das melhorias na rede de distribuição, o Saerb também iniciará um processo de regularização dos imóveis da comunidade. Atualmente, existem 419 imóveis cadastrados, dos quais apenas 228 estão ativos no sistema da autarquia. A medida permitirá a inclusão dos usuários no cadastro oficial, ampliando a capacidade de investimento e melhorando a gestão dos serviços prestados na localidade.

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a iniciativa representa mais um passo da gestão municipal para garantir qualidade de vida e dignidade à população.

“Nosso compromisso é garantir dignidade à população e trabalhar para resolver as irregularidades no abastecimento de água da região”, afirmou Pereira.

A ação integra os esforços da Prefeitura de Rio Branco para fortalecer os serviços essenciais e ampliar o acesso da população a uma infraestrutura adequada, promovendo melhorias concretas na qualidade de vida dos moradores da capital.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Junho Violeta reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa em Rio Branco

A legislação tem como objetivo ampliar o debate sobre os direitos da pessoa

Prefeitura de Rio Branco leva Saúde Rural à Vila Custódio Freire e realiza mais de 4 mil procedimento

Prefeitura de Rio Branco participa de ação voltada à saúde da população negra e ao combate ao racismo religioso

Prefeitura de Rio Branco realiza segundo mutirão de ultrassonografias e atende 120 pessoas

Prefeitura busca garantir mais celeridade aos atendimentos e aproximar os serviços da população

Abertura do 18º Circuito Junino reúne cultura e tradição em Rio Branco

Primeira noite do evento reuniu quadrilhas, famílias e torcidas na Praça da Revolução,