Logo da Prefeitura

Sanção de Leis

Prefeitura de Rio Branco promove sanções e aprova dez leis de autoria dos vereadores

Prefeito Tião Bocalom aprova dez leis de vereadores; destaque para Política de Saúde Mental proposta por Lucilene Vale

Por 

|

às

Compartilhe:

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou, na tarde dessa quinta-feira (16), dez Leis de autoria dos vereadores da capital. O “sancionaço” ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a participação do vice-prefeito Alysson Bestene, de secretários municipais e dos vereadores Lucilene Vale, Joabe Lira, João Paulo, Rutênio Sá, Leôncio Castro e Matheus Paiva, autores das leis.

A vereadora Lucilene Vale foi autora da metade das leis sancionadas. Das cinco leis apresentadas, destaca-se a Lei Municipal N° 2.601, que versa sobre a criação da Política Municipal de Prevenção e Tratamento da Depressão e Outros Transtornos Mentais e que institui o selo “Empresa Amiga da Mente” e o programa de Apoio à Saúde Mental da Mulher Pós-Parto.

Sancionaco 11
De acordo com a parlamentar, o objetivo da lei é criar mecanismos de apoio, prevenção e de enfrentamento de doenças de natureza psicológica. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a parlamentar, o objetivo da lei é criar mecanismos de apoio, prevenção e de enfrentamento de doenças de natureza psicológica, sobretudo a depressão, além da prevenção ao suicídio.

“A gente sabe que, com a necessidade da nossa população, hoje a gente tem um maior índice de suicídio. Nós fizemos uma lei que realmente seja uma lei para ser cobrada e com certeza a gente vai estar ali todos os dias cobrando que essa lei seja exercida para ela não ficar só no papel. Esse é o nosso papel de vereador. Fazer as nossas leis, mas também cobrar, que é o que mais as pessoas precisam”, disse a vereadora.

Sancionaco 16
Outra lei também sancionada foi a lei nº 2.597, que institui a Semana do Brincar no Município de Rio Branco, de autoria do vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Joabe Lira. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Outra lei também sancionada foi a lei nº 2.597, que institui a Semana do Brincar no Município de Rio Branco, de autoria do vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Joabe Lira.

“É uma lei importante que foi sancionada pelo prefeito, a Semana do Brincar, que vai instituir que o Poder Executivo tenha o compromisso em realizar ações para que as crianças possam ter acesso a brincadeiras, a equipamentos que possam fazer com que elas tenham essa interação. A brincadeira para a criança na primeira infância é mais do que uma diversão, ela faz parte do desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento também humano dela. Essa lei é importante por isso. A brincadeira para a criança também tem a uma questão da interação social”, pontuou o vereador.

Sancionaco 21
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo na criação de políticas públicas. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou a importância da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo na criação de políticas públicas, ressaltando a importância dos projetos sancionados.

“Nós já estamos construindo, já vamos inaugurar em poucos dias um Centro de Atendimento Psicossocial para as crianças, e está também dentro do nosso programa a construção de um outro centro para adultos. A gente sabe os problemas sérios que nós temos, psíquicos, não só no meio dos alunos, mas entre os trabalhadores da educação também. Então nós já estamos fazendo alguma coisa. Evidentemente que precisamos desses centros em funcionamento e, se Deus quiser, o infantil a gente inaugura agora, e o outro não vai demorar muito tempo. A gente vai estar com ele instalado também, e aí a gente realmente vai fazer com que essa lei realmente se viabilize”, afirmou o prefeito.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Rio Branco fortalece articulação e encaminha novas ações de proteção animal na capital

6ª Reunião Ordinária reuniu poder público e sociedade civil para discutir atendimento veterinário,

COMUNICADO OFICIAL

Prefeitura de Rio Branco recebe estrutura para novo espaço de apoio a motoristas e entregadores

Espaço oferece estrutura para descanso, alimentação e convivência dos trabalhadores

Prefeitura de Rio Branco divulga novas datas para sorteio de espaços públicos do Horto Florestal

Inscrições serão realizadas de 24 a 26 de agosto, e sorteio acontece no

Prefeitura de Rio Branco aplica mais de 900 doses no Dia D da Multivacinação

Ação reforçou a importância da atualização da caderneta vacinal; campanha segue até 1º