Logo da Prefeitura

Rompimento de adutora na ETA II compromete abastecimento de água na capital

Por 

|

às

Compartilhe:

ROMPIMENTO ADUTORAVF12.06 18
(Foto: Val Fernandes/Assecom)

Técnicos do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) identificaram, na madrugada desta segunda-feira (12), um rompimento de adutora que liga a captação da ETA II, para a Estação de Tratamento na Sobral. O rompimento comprometeu 70% da produção que abastece a regional do Segundo Distrito, Calafate, parte do centro da cidade, Tucumã, Universitário, Distrito Industrial, entre outros bairros.

Bairros afetados:

Segundo Distrito
Calafate
Vila Ivonete
Sobral
Conj Esperança l, ll e lll
Doca Furtado
Jardim Europa
Primavera
Village Tiradentes
Habitat Brasil
Vila Betel
Residencial Araçá
Fundhacre
Pedro Roseno
Residencial Iolanda
Parque das Palmeiras
Residencial Rio Branco
Conjunto Tangará
João Eduardo
Bela Vista
Novo Horizonte
6 de Agosto
Taquari
Via Chico Mendes
Triângulo Novo
Distrito Industrial
Portais I, II e III
Nova Morada
Waldemar Maciel
Israel Lira
Residencial Jequitibá
Novo Calafate
Laélia Alcântara
Wilson Ribeiro
Polo Geraldo Mesquita
Itatiaia.
São Miguel
Universitário
Jorge Kalume
Loteamento Ipê (INTO)
Penal
Rui Lino
Conjunto Tucumã
Conjunto Solar
Conjunto Procon
Vila Ivonete
Manoel Julião
Nova Estação
Geraldo Fleming
Conquista
Avenida Antônio da Rocha Viana
Conjunto Village
Avenida Getúlio Vargas até a ponte

De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Enoque Pereira o ponto que se rompeu é o que capta a água do rio Acre para ser tratada na Eta II.

“Com esse rompimento teve que parar totalmente o tratamento da ETA II. São mil litros por segundos tratados, enquanto a outra trata seiscentos litros por segundo.”

Desde as primeiras horas do dia, a equipe técnica está no local para fazer a manutenção e normalizar o abastecimento. O diretor presidente da companhia, disse ainda que não se sabe ao certo o motivo do rompimento.

“É um problema sério. Estamos em uma área que o plator mexe constantemente e não é de agora, é de muito tempo. Nós estamos até tentando ver e montando um projeto para poder baixar a captação daqui, lá para a ETA I, onde lá o solo não se mexe”, completou Enoque.

A previsão é de que o abastecimento seja normalizado em três dias.

“A gente parou desde às três e meia. Por essa razão a previsão de voltar a ativa é a partir desta terça-feira, tudo dando certo. Até  meio dia a gente vai normalizar a captação do rio, para poder tratar na ETA II. A normalização na cidade deve levar até três dias. Então a gente pede a população que economize água”, finalizou Enoque.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Rio Branco avança na gestão de resíduos orgânicos com apoio de consultoria nacional

Visita técnica integra o programa Mutirão Brasil resíduos orgânicos e busca fortalecer a

Inscrições presenciais para a Copa Rio Branco de Futebol Amador 2026 começam nesta terça-feira

Atendimento será realizado na União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco,

Rio Branco sedia reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) para fortalecer a saúde pública, nesta terça

Encontro reúne gestores municipais e representantes do Estado para debater propostas voltadas à

Prefeitura fortalece rede de apoio à amamentação e contribui para salvar vidas de recém-nascidos

Serviço da Prefeitura de Rio Branco oferece acolhimento, orientação e coleta de leite

Saúde Rural realizou mais de 3 mil procedimentos durante ação no km 19 da Estrada de Porto Acre

Ação levou consultas, vacinação, exames e atendimentos especializados para moradores da zona rural