Logo da Prefeitura

Prefeitura realiza 2º Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Baixo Acre

Por 

|

às

Compartilhe:

Direitos da Pessoa com Deficiencia 11
Evento aconteceu no auditório do Ministério Público do Acre (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesta quinta-feira (9), no auditório do Ministério Público do Acre (MP-AC), o 2º Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Baixo Acre.

Com o auditório lotado, o tema do encontro abordou sobre o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência, construindo um Brasil mais incluso”. Diante disso, a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, destacou a importância da presença dos representantes de todos os municípios do baixo Acre, para que juntos possam discutir melhorias e levar até o conhecimento da esfera estadual.

Direitos da Pessoa com Deficiencia 6 e1699559206834
Rila: “Aproveitamos o espaço para dialogar sobre as políticas atuais” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Tendo em vista a complexidade da política, como também as necessidades individuais, o Fórum está sendo muito importante porque nós temos visualizado as violações de direitos das pessoas com deficiência. Aqui está toda a sociedade civil, sendo boa parte o público alvo que são as pessoas com deficiência onde aproveitamos o espaço para dialogar sobre as políticas atuais e como fica para o futuro.”

O evento idealizado pela municipalidade, contou com a participação do estado através do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, atualmente coordenado pela Ana Cunha que falou sobre a sua expectativa em relação ao fórum.

“Nós estamos aqui para conferir as políticas públicas referente a pessoa com deficiência que são efetivas ou que continuam deixando a desejar. Então esse é o fórum de ouvir. Aqui nós temos sete municípios com a organização de Rio Branco que trouxeram pessoas da sociedade civil e com deficiência que possam colaborar com propostas tanto pro município, quanto pro estado e país.”

Ações como essa fazem pessoas como a Rafilene Bernardo, ter esperança em dias melhores, como portadora de lúpus e fibromialgia há mais de 10 anos ela sabe qual é a realidade das pessoas que vivem com algum tipo de deficiência, principalmente, quando ela não é visível aos olhos, popularmente conhecida como deficiências ocultas.

“A importância é para abrir os horizontes, de sabermos e buscarmos mais entendimento em relação aos nossos direitos, além de também podermos tirar dúvidas. Então, eu acho muito importante um encontro como esse. Eu não sabia do fórum e essa é a minha primeira vez participando.”

Além da Rafilene, a esperança também é renovada para o seu Emir Magalhães, que é deficiente físico e luta por mais acessibilidade há anos. Ele disse que já viajou todos os municípios do estado reivindicando melhorias e que consegue ver na atual gestão da prefeitura a prioridade na pauta, que há muito tempo vinha sendo negligenciada.

“O importante é isso, que a Prefeitura de Rio Branco com as prefeituras do Baixo Acre estejam interessadas em trazer a pauta que é a questão da acessibilidade. E vale reiterar, respeito, educação, empatia e dignidade é disso que o povo precisa.”

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco inova na saúde da mulher com novo exame para detecção precoce do HPV e prevenção do câncer do colo do útero

Novo método de rastreamento por DNA-HPV amplia o acesso à prevenção e permite

Prefeitura destaca 98,69% de cobertura vacinal e reforça vigilância contra o sarampo em Rio Branco

Rio Branco mantém cobertura próxima de 100% contra a doença após confirmação de

Prefeitura de Rio Branco proporciona sessão especial de cinema para idosos atendidos pela rede municipal de saúde

Sessão especial promovido pela Prefeitura reuniu cerca de 70 idosos em uma atividade