Logo da Prefeitura

Prefeitura oferece curso de filetagem aos produtores da piscicultura

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de de Rio Branco, por meio da Secretaria Muncipal de Agricultura (Seagro), promoveu um curso de filetagem aos produtores das comunidades Quixadá e Panorama. O objetivo principal é agregar valor ao pescado a ser comercializado por eles na Feira do Peixe, nos dias 27, 28 e 29 deste mês.

Peixe 6 e1711417665116
Guiomar: “Isso vai agregar valor” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para a engenheira de Alimentos, Guiomar Souza, é muito importante que os pescadores tenham essa vivência e saibam realmente tratar e retirar as espinhas.

“Isso vai agregar valor, vai aumentar a quantidade de peixe que eles vão conseguir colocar no mercado e o cliente vai ficar muito mais feliz porque vai consumir um peixe sem espinha que é mais fácil para dona de casa.”

Além da filetagem, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre boas práticas de manipulação e armazenamento visando atender aos padrões exigidos pelo mercado e órgãos reguladores.

“São pessoas que normalmente trabalham já tratando o peixe, como a gente fala, na linguagem técnica, processando o pescado, mas que têm alguns costumes que ainda precisam melhorar. Então, para eles é uma adaptação às novas práticas. Como se a gente fosse fazer uma reciclagem, um novo curso, aprender algo a mais”, explicou o engenheiro de pesca, Antoni Lima.

Peixe 11 e1711417901506
Eracides: “É valorização da piscicultura local” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Foram oito horas de curso e de acordo com o secretário da Seagro, Eracides Caetano, a iniciativa representa um importante passo na valorização da pisicultura local e oferece aos produtores a chance de aprimorar suas habilidades para se manter competitivos no mercado.

“Esse pessoal está se preparando para o mercado. Todo mercado de carne e produção é a qualidade. Então hoje eles estão se preparando para vender com mais qualidade e agregar valor no produto deles. Quando é um peixe filetado, ele agrega 20%, 30% a mais no valor, ressaltou Eracides.

O produtor Lenilson Magalhães disse que trabalho na Feira do Peixe há muitos anos, principalmente na do Panorama, mas apenas na venda.

“Essa parte de filetagem é muito importante porque agrega valores para a gente e também é uma técnica nova para a gente saber manusear, fazer a tratagem correta, o filetamento correto, sem deixar nenhuma espinha e o cliente sair satisfeito.”

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica casa a casa neste sábado no Conjunto Universitário

A ação de vacinação antirrábica casa a casa foi realizada Prefeitura, no Conjunto

Prefeitura de Rio Branco avança com obras de drenagem para reduzir riscos de alagamentos no bairro Plácido de Castro

Prefeito de Rio Branco acompanhou a instalação de novas galerias que vão ampliar

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco inova na saúde da mulher com novo exame para detecção precoce do HPV e prevenção do câncer do colo do útero

Novo método de rastreamento por DNA-HPV amplia o acesso à prevenção e permite