Logo da Prefeitura

Prefeitura inaugura a 4ª célula de aterro sanitário na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), inaugurou, nesta quinta-feira (25), a 4ª célula de aterro sanitário na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre). A célula é um local que armazena todos os resíduos sólidos coletados na cidade, onde são tratados da forma correta. Foram mais de seis milhões de reais de investimento em recursos da prefeitura para poder construir a célula conforme todas as normas ambientais.

Utre 19 1
Bocalom: “É uma ajuda ao meio ambiente” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para o prefeito de Rio Branco, quando é dado o destino final ao lixo da maneira correta é uma ajuda ao meio ambiente.

“A construção desta quarta célula, como disse, a técnica que trabalha aqui há mais de 20 anos e conhece tudo isso, quando como foi feito no início, ela realmente foi feita dentro das técnicas. Depois as outras foram feitas de qualquer jeito. Agora não, a gente volta a fazer uma célula dentro da técnica correta, direitinho, como manda o figurino. Então eu estou feliz de que a nossa prefeitura guardou o dinheiro, a nossa prefeitura economizou para fazer esse tipo de trabalho para ajudar, colaborar com o meio ambiente.”

Na célula, o lixo não tem contato com o solo, o que evita a contaminação, inclusive, do lençol freático, pois o chorume não chega até lá. A célula tem a capacidade de armazenar 220 toneladas ao dia, 6.600 ao mês, 78 mil ao ano. Em média são 400 mil toneladas armazenadas em cinco anos, como disse o secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Nasserala.

Utre 7 e1714097573914
Nasserala: “São 400 mil toneladas armazenadas em cinco anos” (Foto: Evandro Derzer/Assecom)

“A gente vai ter condição de receber aqui, durante cinco anos, que é a previsão útil dessa célula, em torno de 400 mil toneladas. Então a cidade de Rio Branco está bem tranquila quanto a destinação do resíduo de nossa cidade.”

Durante a inauguração da quarta célula, o prefeito, secretário, diretores e funcionários da Utre, acompanharam o descarregamento do primeiro caminhão.

Por meio de um consórcio intermunicipal, a previsão é que ainda esse ano, 12 municípios do Alto e Baixo Acre destinem seus residuos solidos para serem tratados nesta nova célula. Segundo o prefeito, que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a consolidação do consórcio intermunicipal é um avanço para as cidades que encontraram dificuldade no descarte dos resíduos sólidos.

“Ela vai receber lixo não só de Rio Branco, mas também poderá receber lixo dos municípios vizinhos, todos que estão com grande problema, inclusive do Ministério Público no pé deles, porque o lixo deles não são destinados de forma legal. Então, a Prefeitura de Rio Branco está feliz em poder atender o cidadão rio-branquense e atender também aos municípios vizinhos dentro de uma parceria que a gente está estabelecendo através do nosso consórcio”, explicou o prefeito.

Na soleniade foi assinado um termo para que os materiais recicláveis, separados na Utre sejam entregues para Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Branco (Catar), cujo trabalho contribui com o meio ambiente e a sustentabilidade na medida em reaproveitam material que podem ser reutilizáveis e ainda garantem renda para ajudar várias famílias da própria cooperativa.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém vacinação antirrábica em diferentes pontos da capital

Vacinação gratuita para cães e gatos segue em diferentes pontos de Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco garante reposição de vacinas e normalidade dos serviços após ato de vandalismo em UBS

Prefeitura de Rio Branco mantém 12 frentes de serviços nas ruas de Rio Branco neste sábado

Equipes da Emurb atuam em diferentes bairros da capital com serviços de manutenção

Prefeitura nas Ruas acompanha demandas de infraestrutura em diferentes comunidades de Rio Branco

Visitas técnicas reforçaram o acompanhamento das comunidades e dos serviços de infraestrutura executados

Prefeitura de Rio Branco articula com Cedim criação de organismo de políticas para as mulheres na capital

Reunião discutiu a implantação de uma estrutura municipal específica para fortalecer ações de