Prefeitura de Rio Branco avança no alinhamento do novo Componente Curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima

Reunião intersetorial define ações para 2026 e confirma formação de professores no início do ano letivo

A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta terça-feira (9), uma reunião de alinhamento para o planejamento do Componente Curricular Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, que integra a base diversificada da Política de Educação Ambiental Integral em Tempo Integral do município.

O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do INCT SinBiAm, parceiros estratégicos na consolidação da educação ambiental como eixo formativo das escolas da capital.

A reunião teve como foco a organização das ações que serão desenvolvidas ao longo de 2026, incluindo conteúdos, metodologias, materiais pedagógicos e a integração.

Formação dos professores acontecerá em março de 2026

Um dos principais encaminhamentos foi a definição da formação específica para professores, prevista para março de 2026, no início do ano letivo.

A capacitação garantirá que os educadores recebam o suporte técnico e pedagógico necessário para levar o componente às salas de aula de forma qualificada, interdisciplinar e alinhada à realidade amazônica.

Educação Ambiental como eixo estruturante da formação integral

A diretora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, destacou a importância da construção coletiva e da preparação adequada da rede de ensino. “A educação ambiental precisa estar viva no cotidiano das nossas crianças, conectada com a realidade da cidade e da Amazônia. A formação dos professores será essencial para que esse componente curricular entre nas salas de aula de forma prática, sensível e transformadora. Esse trabalho conjunto entre Educação, Meio Ambiente e SinBiAm fortalece o compromisso com a formação integral dos nossos estudantes.”

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com uma educação pública que promova consciência ambiental, responsabilidade socioambiental e preparo para os desafios climáticos da atualidade e do futuro.

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