Logo da Prefeitura

Reajuste Salarial

Prefeitura de Rio Branco apresenta proposta de reajuste salarial a sindicatos em reunião institucional

A reunião com representantes de diversos sindicatos do município, discutir a pauta de reajuste salarial dos servidores públicos da Prefeitura

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e da Secretaria Municipal de Articulação Política, realizou na tarde desta terça-feira (5), uma reunião com representantes de diversos sindicatos do município para discutir a pauta de reajuste salarial dos servidores públicos. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e contou com a presença dos presidentes das entidades sindicais.

Durante a reunião, a gestão municipal apresentou uma proposta de reposição inflacionária para todos os servidores. O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, destacou que o objetivo do encontro foi dar transparência à capacidade financeira do município e abrir diálogo com as categorias.

Foto da reunião
Durante a reunião, a gestão municipal apresentou uma proposta de reposição inflacionária para todos os servidores. (Foto: Secom)

“Abrimos esse diálogo para expor a todos os sindicatos qual é a capacidade do município para atender a esses reajustes. O prefeito Alysson Bestene, sensível aos pedidos, autorizou a apresentação de uma proposta de reposição inflacionária para todos os servidores. Estamos propondo uma reposição igualitária, respeitando os limites orçamentários, e acreditamos que será possível chegar a um entendimento”, afirmou.

Inicialmente, a proposta apresentada foi de 4,18%. No entanto, segundo o secretário, a gestão avançou na negociação e propôs um reajuste de 5% a partir de junho de 2026, percentual acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, estimada em 4,14%.

O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, ressaltou que esta é a segunda rodada de diálogo com os sindicatos desde o início da atual gestão, que completa cerca de 30 dias. Ele enfatizou que o objetivo da administração é minimizar as perdas salariais acumuladas e estabelecer uma relação contínua de negociação com as categorias.

Foto Wilson Leite
Queremos valorizar o servidor e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço público de qualidade à população”, explicou Wilson Leite. (Foto: Secom)

“Nosso interesse é amenizar as perdas que vêm ocorrendo nos últimos anos. O prefeito pediu que utilizássemos este ano como referência, já que é o início da gestão, e garantiu que as tratativas com as categorias serão permanentes. Queremos valorizar o servidor e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço público de qualidade à população”, explicou.

Já o secretário municipal de Articulação Política, Márcio Pereira, salientou o papel da pasta na mediação entre o governo e os sindicatos, reforçando a importância do diálogo para a construção de soluções.

Foto da Reunião
“Essa reunião foi fundamental, e seguiremos recebendo todas as categorias para construir encaminhamentos e buscar resolver as demandas apresentadas”, reforçou. (Foto: Secom)

“Nosso papel é dialogar e buscar caminhos. Quando conhecemos de perto os problemas, conseguimos avançar nas soluções. Essa reunião foi fundamental, e seguiremos recebendo todas as categorias para construir encaminhamentos e buscar resolver as demandas apresentadas”, reforçou.

Representando os trabalhadores, Jarison Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte, Terraplanagem e Afins (Sintraterra), destacou a importância da negociação, especialmente diante da defasagem salarial enfrentada por algumas categorias.

Foto Jarisson
Jarison Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte, Terraplanagem e Afins (Sintraterra), destacou a importância da negociação, especialmente diante da defasagem salarial enfrentada por algumas categorias. (Foto: Secom)

“Há categorias que estão há quatro anos sem reajuste. Isso cria uma disparidade que precisa ser considerada. A reunião é importante para que a gestão compreenda essa realidade. Diante do cenário apresentado, entendemos que é melhor avançar com a proposta atual do que aguardar uma possível melhora futura na arrecadação”, pontuou.

A Prefeitura informou que continuará o diálogo com os sindicatos nos próximos dias, com o objetivo de chegar a um consenso que atenda às demandas dos servidores sem comprometer o equilíbrio fiscal do município.

,

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica casa a casa neste sábado no Conjunto Universitário

A ação de vacinação antirrábica casa a casa foi realizada Prefeitura, no Conjunto

Prefeitura de Rio Branco avança com obras de drenagem para reduzir riscos de alagamentos no bairro Plácido de Castro

Prefeito de Rio Branco acompanhou a instalação de novas galerias que vão ampliar

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco inova na saúde da mulher com novo exame para detecção precoce do HPV e prevenção do câncer do colo do útero

Novo método de rastreamento por DNA-HPV amplia o acesso à prevenção e permite