Logo da Prefeitura

Prefeitura apresenta estudo de resíduos sólidos para orientar coleta seletiva mais efetiva

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), apresentou, na manhã desta quarta-feira (6), o estudo gravimétrico do município de Rio Branco, no auditório da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre).

O estudo foi feito ao longo de seis meses por técnicos e engenheiros da Utre, levando- se em consideração todo o lixo coletado nos bairros da cidade e os utilizando como método de amostragem para saber exatamente em quais locais foram coletados materiais como plástico, papelão, papel, metal e matéria orgânica (resto de comida, casca de frutas, entre outros) também caracterizada como resíduos sólidos.

Segundo o diretor da Utre, Kemmil Lima, a partir deste primeiro estudo será possível realizar uma série de ações para melhoria no recolhimento de lixo, implementação de políticas para coleta seletiva e principalmente, a diferenciação do que deve ser enviado para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos.

“Este trabalho também demonstra o potencial econômico de cada bairro na sua produção de lixo reciclável como por exemplo: a quantidade de papelão, papel branco, vidro, garrafas pet, latinhas, embalagens de isopor, e outros que, se fossem levados para vender em locais que compram esses produtos, poderiam gerar emprego e renda para uma parte da população”.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Carlos Nasserala, afirmou que este estudo de gravimetria é pioneiro no município e é um passo fundamental para tornar a nossa cidade mais limpa, mais bonita e de uma população, que junto com o poder público, pode fazer muito para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui.

“Com este estudo já temos uma direção exata para várias situações, pois agora é possível saber qual bairro produz um determinado tipo de resíduos e podemos nos preparar para dar a destinação correta, seja levando para a Utre ou enviando para serem reciclados”, disse Nasserala.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Rio Branco avança no planejamento climático e fortalece ações de adaptação às mudanças do clima

A 9ª Reunião Ordinária do COIMAMC reuniu representantes de 12 secretarias municipais para

Prefeitura de Rio Branco promove ação do Outubro Rosa e atende mais de 100 mulheres na URAP Francisco Roney Meireles

Ação ofereceu palestras educativas, auriculoterapia e orientações sobre prevenção do câncer de mama,

Prefeitura de Rio Branco mantém três unidades de saúde abertas neste sábado, véspera das eleições

URAPs Maria Barroso da Silva, Eduardo Assmar e Rozangela Pimentel funcionarão das 7h

Prefeitura de Rio Branco reforça prazo de adesão ao Refis 2026, que termina em 30 de novembro

Programa oferece descontos de até 90% sobre juros e multas de débitos municipais

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com Instituto Mulheres da Amazônia para fortalecer direitos das mulheres

Iniciativa viabilizada por emenda parlamentar ampliará ações de promoção dos direitos humanos, proteção