Logo da Prefeitura

Hortas e Fazendinhas: educação, sustentabilidade e aprendizado prático nas escolas de Rio Branco

Por 

|

às

Compartilhe:

Uma ideia que nasceu em 2019, quando o então prefeito da capital, Tião Bocalom, ainda presidia a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre – Emater. O projeto “Hortas e Fazendinhas” ganhou forma em 2021, quando o prefeito Bocalom assumiu a Prefeitura de Rio Branco. Nesta sexta-feira (20), foi implantada a 11ª (décima primeira) Hortas e Fazendinhas no Centro de Ensino Infantil Maria Estela Marques, localizada na Rua Independência, Bairro Eldorado. A iniciativa busca integrar educação ambiental, alimentação saudável e aprendizado prático, impactando positivamente a rotina escolar de centenas de crianças.

Horta e fazendinha 2 e1734731367775
Marilu: “Elas amam esses momentos na horta” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

De acordo com a coordenadora do projeto, Marilu Aguilar, o engajamento dos alunos é notável.

“Elas amam esses momentos na horta. Ficam esperando ansiosas. É um incentivo para elas, inclusive para não faltar às aulas. ‘Hoje é dia da horta, eu não posso faltar.’ Elas amam cada momento: aguar, semear, mexer na terra. Isso serve como um ambiente de aprendizagem para elas.”

Horta e fazendinha 16 e1734731311346
Vaniele: “É mais um espaço de aprendizagem”(Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Mais do que um espaço de cultivo, as hortas funcionam como ferramentas pedagógicas e laboratórios vivos. Nelas, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre alimentação saudável, a importância da agricultura e até sobre a cultura popular, com o resgate de conhecimentos tradicionais relacionados às plantas medicinais.

“É mais um espaço de aprendizagem para as crianças e também um ambiente que envolve toda a comunidade escolar. Dentro desse espaço, as crianças podem desenvolver várias experiências, garantindo muitos direitos no processo”, disse a diretora escolar, Vaniele Menezes.

Horta e fazendinha 31 e1734731449971
Bocalom: “O povo precisa cuidar da terra” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

A iniciativa tem transformado o ambiente escolar e ajudado a formar cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente, a saúde e a importância de uma alimentação balanceada. Essa ação da Prefeitura de Rio Branco é um exemplo de como a união entre educação e sustentabilidade pode gerar benefícios a curto e longo prazo, formando gerações mais preparadas para cuidar do planeta e de si mesmas.

“Na realidade, moramos em um estado onde o povo precisa cuidar da terra, pois é dela que tira seu sustento. Infelizmente, com a história da Florestania, o homem do campo foi um pouco dispersado, mas estamos reconquistando esse homem, mostrando que é através da terra que ele pode melhorar a vida dele e da sua família”, concluiu o prefeito.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Rio Branco avança no planejamento climático e fortalece ações de adaptação às mudanças do clima

A 9ª Reunião Ordinária do COIMAMC reuniu representantes de 12 secretarias municipais para

Prefeitura de Rio Branco promove ação do Outubro Rosa e atende mais de 100 mulheres na URAP Francisco Roney Meireles

Ação ofereceu palestras educativas, auriculoterapia e orientações sobre prevenção do câncer de mama,

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com Instituto Mulheres da Amazônia para fortalecer direitos das mulheres

Iniciativa viabilizada por emenda parlamentar ampliará ações de promoção dos direitos humanos, proteção

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com a SAVI para desenvolver projeto esportivo voltado a crianças e adolescentes

Com investimento de R$ 99.960,00, iniciativa promove inclusão social, cidadania e proteção de

Prefeitura de Rio Branco acolhe 91 imigrantes e amplia vagas diante do aumento da demanda

A abertura da Casa Emergencial da Vila Betel ampliou a capacidade de atendimento