Em mais um passo importante na prevenção da violência contra a mulher, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), promoveu nessa terça-feira (8), uma roda de conversa no Restaurante Popular com o tema “Agosto Lilás”, em referência ao mês de prevenção e combate à violência contra a mulher.
O encontro marca o início de uma série de atividades quinzenais, no espaço do Restaurante Popular, intitulada “Roda de Conversa entre Mulheres”, que visa abordar variados temas relevantes para o público feminino que frequenta a unidade.
“É um projeto voltado às mulheres que nasce da necessidade de fortalecer os vínculos com nossas usuárias. Através de atividades físicas, recreativas e palestras de conscientização com temas relevantes para as mulheres, estamos criando um ambiente dentro do Restaurante Popular para dar voz à comunidade, desenvolver conhecimentos e trocar experiências, é o que afirma a Coordenadora da unidade, Márcia Andreatto.
Antes de iniciar o bate-papo, dinâmicas e atividades físicas contribuíram para a rápida integração entre as participantes.
O destaque da roda de conversa ficou mesmo por conta da abordagem dos cinco diferentes tipos de violência doméstica e familiar que afetam as mulheres: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial; com atenção especial à violência psicológica, que muitas vezes passa despercebida, mas pode causar danos profundos e irreversíveis à vítima.
“A violência psicológica é um dos tipos de agressão mais prejudiciais às mulheres. Saber identificar é essencial para que possamos oferecer o apoio necessário e interromper esse ciclo de violência”, destacou o psicólogo Jaireson Santos.
Além da violência contra a mulher, a roda de conversa também abordou outro tópico de grande relevância: a relação entre a saúde da mulher e sua alimentação.
O Nutricionista do Restaurante Popular, André Cavalcante, apresentou informações sobre nutrientes que podem impactar positivamente a saúde das mulheres, enquanto outros podem desencadear desequilíbrios.
O evento abriu espaço para perguntas e respostas, proporcionando aos participantes a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências a qualquer momento do bate-papo.
Enquanto o mês de agosto avança, outras atividades estão programadas como parte da campanha “Agosto Lilás” em espaços públicos da capital.