Prefeitura de Rio Branco participa de audiência pública sobre população em situação de rua

Debate ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre  (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, representada pela secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Suellen Araújo, participou na manhã dessa sexta-feira (26), de audiência pública para discutir as ações destinadas às pessoas em situação de rua na capital.

O debate ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Reynaldo Fonseca, deputados, autoridades e representantes de movimentos sociais.

Para o representante do Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua, Hudson Nunes, o atendimento tem avançado, mas é preciso continuar fortalecendo as práticas do poder público em relação à população de rua para construir culturalmente uma sociedade mais justa e igualitária.

“Vivemos uma longa história nessa luta, com alguns avanços. O poder público tem que se conscientizar da sua obrigação de garantir que a população em situação de rua também possa acessar os mesmos direitos que todas as outras pessoas, garantidos na constituição, através das políticas públicas, como saúde, educação, segurança, moradia, social e direitos humanos. Temos que acabar com essa cultura do preconceito contra a pessoa que vive nas ruas”.

Ao utilizar a tribuna, a Secretária da SASDH, Suellen Araújo, falou sobre a atual condição do Centro de Referencia Especializado Para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), única unidade pública que realiza o atendimento a essa população.

“O Centro Pop é uma política essencial, pois é o equipamento que garante o mínimo de dignidade para essas pessoas. Oferecemos alimentação, assistência social, encaminhamentos para outras políticas, orientações, produtos de higiene pessoal, ambulatorial, dentre vários outros serviços que atendem suas necessidades mais imediatas”, frisou.

A secretária disse ainda que o Centro Pop conta com 25 funcionários capacitados, que sabem lidar com o assunto e que se dedicam todos os dias para cumprir dentro dessa política, a parte que é responsabilidade do município.

“Sabemos que ainda não é o suficiente, mas estamos trabalhando, avançando e nos empenhando para reestruturar os espaços, buscando prestar sempre um atendimento o mais humanizado possível”, afirmou.

A Secretária ressaltou que a Proteção Social Especial do Município está planejando novas ações para tentar conter as dificuldades na execução dos serviços. Em seguida, a gestora reforçou que é necessário o poder público atuar em conjunto, com o Estado, Município, Judiciário, movimentos e todos os outros envolvidos, se realmente quiser garantir os direitos dessas pessoas.

“A Prefeitura de Rio Branco é quem recebe todas as demandas diárias dessa população e assume essa responsabilidade. Reconhecemos a parceria e o diálogo, mas apenas isso não resolve. O Município tem feito a sua parte. Agora entramos em uma fase de reestruturação do nosso trabalho. Estamos reequipando a unidade e reformulando as ações necessárias para ajudar essas pessoas e estamos contando com o apoio de todos os responsáveis”, finalizou.

Centro Pop

O Centro Pop é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), responsável por acompanhar e atender as demandas da população de rua em nossa capital.

É difícil medir o número exato de pessoas que já conseguiram deixar as ruas devido o trabalho realizado pelo Centro Pop ou quantos laços familiares foram restabelecidos, uma vez que essas pessoas não são mais visíveis para as políticas públicas quando saem dessa situação.

Além de ofertar assistência social, doação de roupas, produtos para higiene, encaminhamentos para outros serviços, a unidade disponibiliza café da manhã das 7h às 8h e almoço das 11h às 12h. Diariamente são ofertadas cerca de 250 refeições.

O Centro Pop está localizado na Rua Floriano Peixoto, ao lado da Rádio Difusora.

Outras notícias...