Centro de Multimeios inaugura exposição de arte

Objetivo do projeto é proporcionar uma aula rica em práticas de leitura e apreciação artística (Foto: Assecom)

O Centro de Multimeios, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA), inaugurou na última terça-feira (9), uma exposição de artes visuais, contando com trabalhos de quatro artistas acreanos.

A exposição compõe o projeto Hoje é Dia de Multimeios: Vamos à Biblioteca Pública Municipal, que acontece na sede do Centro e recebe crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O objetivo do projeto é proporcionar uma aula diferenciada, rica em práticas de leitura e apreciação artística, através do contato direto com a música, brincadeiras, livros, obras de arte, cinema e contação de histórias.

A Galeria de Arte é um dos espaços que compõe o projeto e, a cada ano, traz novidades para o público. Em 2022, por exemplo, os pequenos apreciadores de arte tiveram contato com a exposição “Perspectivas Urbanas”, do artista plástico Marco Lenísio.

De acordo com o gestor do Centro, Renã Pontes, para 2023 terão uma exposição coletiva, com quatro artistas visuais com importante atuação no Acre: Luiz Eduardo Ferreira, Darci Seles, Rafaella Zanatta e Ulisses Sanchez. Com diferentes visões e técnicas artísticas, expressas nas obras expostas, as crianças serão estimuladas a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e entendimento do mundo à sua volta, o que contribui para sua formação mais ampla.

“Muitas crianças têm, em sua visita ao Centro de Multimeios, o seu primeiro contato com a arte. Muitas delas nunca havia tido contato com uma obra de arte de forma presencial, seja uma tela ou um livro, por exemplo. Na Galeria de Arte, percebemos o encantamento em estar frente a frente com a obra, e por escutar curiosidades sobre os artistas que a produziram. Essa experiência marca, de forma definitiva, a vida e a formação daquela criança”, comenta o gestor.

O lançamento contou com a presença dos artistas, servidores do Centro de Multimeios e da Seme. A exposição ficará disponível ao longo de 2023 para o projeto Hoje é Dia de Multimeios: Vamos à Biblioteca Pública Municipal, mas pode ser visitada pelo público, mediante contato prévio com a coordenação do Centro.

Mais informações pelo telefone 3223-2923.