Perder um ente familiar pode fragilizar emocionalmente qualquer pessoa. Para as famílias em vulnerabilidade social, esse momento pode se tornar ainda mais difícil, pois além do luto, envolve questões burocráticas e gastos financeiros.
Reconhecendo a importância de um funeral digno, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), disponibiliza para essas famílias, o Auxílio Funeral, benefício gratuito da política de Assistência Social do Município.
O benefício, concedido apenas às famílias de baixa renda, tem como objetivo, justamente, reduzir a fragilidade causada pelo falecimento de um parente. Dessa forma, a gestão municipal colabora com doação de urna, concessão de jazigo, além de outros serviços funerários.
O processo para solicitar o benefício é simples e deve ser realizado no setor de Benefícios Assistenciais da SASDH. O atendimento para o auxílio funeral é disponibilizado continuamente, 24 horas por dia.
Sem condições de custear o funeral da irmã, o Senhor Rosicleudo Barros procurou o setor de benefícios assistenciais no último dia 24 de abril.
“Um amigo que perdeu a esposa disse que a prefeitura podia me ajudar a enterrar a minha irmã. Como estou sem trabalho, fui direto ao prédio onde fica o auxílio funeral. Me atenderam muito bem. Foi uma grande ajuda”, destacou.
Israel Gondim, chefe da Divisão de Benefícios Assistenciais, explica que para conseguir o benefício é necessário se encaixar nos critérios exigidos.
“Para ter acesso ao auxílio, as famílias devem atender algumas exigências sociais, como possuir renda familiar per capita de no máximo ¼ do salário mínimo”.
A Secretária da SASDH, Suellen Araújo, afirma que o Auxílio Funeral é um importante benefício assistencial que garante às famílias de baixa renda o direito a um funeral digno e respeitoso.
“A Prefeitura de Rio Branco se preocupa com o bem-estar das famílias e trabalha para garantir que nossos benefícios cheguem a quem realmente precisa, com agilidade e eficiência. Se você precisa do Auxílio Funeral, procure o Setor de Benefícios Assistenciais da SASDH e tenha a tranquilidade de contar com o apoio do Município nesse momento tão difícil”, afirmou.
Mais informações:
A Divisão de Benefícios Assistenciais funciona na sede da SASDH, localizada à Rua do Aviário, nº 972, bairro Aviário. Telefone: 3211-2450
Requisitos Básicos: Renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo;
Documentos Necessários: Declaração de óbito e cópia de documentação do falecido e do responsável.
Benefícios concedidos: Cessão de urna, jazigo e outros serviços funerários.