Prefeitura de Rio Branco oferece Auxílio Funeral como benefício assistencial

Perder um ente familiar pode fragilizar emocionalmente qualquer pessoa. Para as famílias em vulnerabilidade social, esse momento pode se tornar ainda mais difícil, pois além do luto, envolve questões burocráticas e gastos financeiros.

Reconhecendo a importância de um funeral digno, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), disponibiliza para essas famílias, o Auxílio Funeral, benefício gratuito da política de Assistência Social do Município.

O benefício, concedido apenas às famílias de baixa renda, tem como objetivo, justamente, reduzir a fragilidade causada pelo falecimento de um parente. Dessa forma, a gestão municipal colabora com doação de urna, concessão de jazigo, além de outros serviços funerários.

O processo para solicitar o benefício é simples e deve ser realizado no setor de Benefícios Assistenciais da SASDH. O atendimento para o auxílio funeral é disponibilizado continuamente, 24 horas por dia.

Sem condições de custear o funeral da irmã, o Senhor Rosicleudo Barros procurou o setor de benefícios assistenciais no último dia 24 de abril.

“Um amigo que perdeu a esposa disse que a prefeitura podia me ajudar a enterrar a minha irmã. Como estou sem trabalho, fui direto ao prédio onde fica o auxílio funeral. Me atenderam muito bem. Foi uma grande ajuda”, destacou.

 

Israel Gondim, chefe da Divisão de Benefícios Assistenciais, explica que para conseguir o benefício é necessário se encaixar nos critérios exigidos.

“Para ter acesso ao auxílio, as famílias devem atender algumas exigências sociais, como possuir renda familiar per capita de no máximo ¼ do salário mínimo”.

A Secretária da SASDH, Suellen Araújo, afirma que o Auxílio Funeral é um importante benefício assistencial que garante às famílias de baixa renda o direito a um funeral digno e respeitoso.

“A Prefeitura de Rio Branco se preocupa com o bem-estar das famílias e trabalha para garantir que nossos benefícios cheguem a quem realmente precisa, com agilidade e eficiência. Se você precisa do Auxílio Funeral, procure o Setor de Benefícios Assistenciais da SASDH e tenha a tranquilidade de contar com o apoio do Município nesse momento tão difícil”, afirmou.

Mais informações:

A Divisão de Benefícios Assistenciais funciona na sede da SASDH, localizada à Rua do Aviário, nº 972, bairro Aviário. Telefone: 3211-2450

Requisitos Básicos: Renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo;

Documentos Necessários: Declaração de óbito e cópia de documentação do falecido e do responsável.

Benefícios concedidos: Cessão de urna, jazigo e outros serviços funerários.

Outras notícias...