
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), realizou na manhã desta quarta-feira (03), uma blitz educativa em frente a Escola Estadual Maria Angélica de Castro, no Segundo Distrito.
A ação faz parte da campanha “Maio Amarelo”, mês em que a sociedade é chamada à reflexão sobre o respeito e responsabilidade no trânsito. A abertura oficial ocorrerá na próxima sexta-feira (05), porém, as ações educativas já foram iniciadas.
“Todos os órgãos ligados ao trânsito realizam ações mais contundentes relacionado à conscientização dos motoristas, respeito a faixa de pedestres, cuidado com a sinalização, o não uso do telefone durante a condução, uso do cinto de segurança… todas essas regras que a gente conhece, mas que infelizmente muitos não respeitam, a nossa intenção é fazer com que essas leis sejam respeitadas”, explicou o coordenador de educação de trânsito, Thiago Silva.
Recém-formados em agentes de endemias também participaram da blitz educativa. De acordo com a preceptora dos agentes, enfermeira Amanda Caroline, essa é uma ação pontual de avaliação dos mesmos. O curso é ofertado pelo Ministério da Saúde em todo o país.
“É uma formação em serviço, que se chama ‘Brasil com a Gente’, ela envolve tanto agentes comunitários em saúde, como agentes de endemias. Hoje estamos fazendo uma blitz educativa, relacionada as questões do meio ambiente, cuidado com a água e riscos de leptospirose no pós-enchente, para que a população fique bem informada.”
A agente de endemia, Nilda Alves, disse que um dos vários cuidados que a comunidade precisa ter é a conscientização sobre o descarte correto do lixo.
“O descarte incorreto vai causar várias complicações para a comunidade, inclusive, uma delas que tivemos agora foi a enchente, e isso vai trazer outras consequências, como a leptospirose, e a população precisa se conscientizar desse cuidado.”