Prefeitura é parceira da Central de Atendimento de emissão de documentos da Defensoria Pública

De acordo com o prefeito da capital, essa ação é de grande relevância e vai levar dignidade às famílias atingidas pelas águas (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve na tarde desta segunda-feira (3), na sede da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) acompanhando o primeiro dia da Central de Atendimento da emissão de documentos para as pessoas atingidas pelo alagamento.

Os atendimentos ocorrem de forma coordenada, das 13h30 às 17h30, entre os dias 3 a 5 e 10 a 14 de abril.

São oferecidos atendimentos para a emissão da carteira de identidade nacional, além das segundas vias do CPF, carteira de habilitação, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento, além da emissão do boletim de ocorrência para o acesso aos serviços.

De acordo com o prefeito da capital, essa ação é de grande relevância e vai levar dignidade às famílias atingidas pelas águas.

“Eu quero parabenizar a Defensoria Pública através da defensora-geral Simone Santiago que é uma grande guerreira e defensora dos direitos das pessoas. Infelizmente, neste momento nós tivemos as enxurradas e a enchente do rio Acre, onde muitos perderam seus documentos. Parabéns, por essa atitude da DPE de chamar todos os órgãos e envolvê-los para poder tirar uma segunda via dos documentos dessa população”, enfatizou.

Simone: “Agradeço prefeito, pelo senhor estar conosco no primeiro dia” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A defensora pública-geral, Simone Santiago, enfatizou que várias instituições estão sendo parceiras e agradeceu a Prefeitura de Rio Branco por também ser uma delas.

“Também agradeço prefeito, pelo senhor estar conosco este é o primeiro dia em que estamos começando a atender as pessoas. Nós só temos que agradecer a todos esses parceiros de fazer esse trabalho de solidariedade e que não deixa de ser nossa obrigação de prestar cidadania e buscar o direito das pessoas”, enfatizou.

Vanessa: “Não precisamos pagar e é bem mais ágil e rápido para todos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Vanessa Santos é moradora do bairro da Paz, ela contou que perdeu seu RG e CPF e enfatizou que essa ação está de parabéns.

“É muito importante porque nós que perdemos móveis, casa, tudo. Não precisamos pagar e é bem mais ágil e rápido para todos. Até no transporte estão nos trazendo para cá e levando de volta para casa, então isso ajuda bastante”, disse.

A iniciativa da ação foi intermediada pelo defensor público Celso Araújo, coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, e surgiu a partir das demandas colhidas nas visitas aos abrigos da capital acreana.

Celso: “Quero agradecer a parceria da prefeitura sem isso, estaríamos inviabilizados de realizar essa ação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A Prefeitura de Rio Branco com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), nos deu suporte e informou os locais dos abrigos junto ao auxílio de um micro-ônibus levar e buscar as pessoas. Quero agradecer a parceria da prefeitura, sem isso, estaríamos inviabilizados de realizar essa ação”, declarou.