
A intensa chuva que afetou o município de Rio Branco nos últimos dias deixou inúmeras pessoas desabrigadas, além de causar estragos. Segundo levantamento da Defesa Civil municipal, são mais de 27 mil famílias atingidas.
Diante da situação, as escolas municipais têm servido como importante ponto de apoio para acolhimento das pessoas que se viram sem condições de voltar para suas casas ou perderam tudo devido à força das águas.
Desde de quinta-feira (23), a Escola Municipal Álvaro Vieira da Rocha foi aberta para acolher os atingidos, os moradores foram pegos de surpresa e precisaram ser encaminhados para a unidade de ensino ainda durante a noite.
“A escola foi aberta desde a primeira chamada em que fui solicitado”, conta o diretor Raimundo Martins.
Segundo Raimundo, a unidade de ensino sempre teve papel importante para a vizinhança como espaço de referência em diversos momentos.
“Boa parte dessas pessoas desabrigadas são alunos ou foram alunos. Então a escola, mais uma vez, está aberta nesse momento de dificuldade e eles sabem que não seriam abandonados”, diz.
Ninguém perdeu a vida na região, mas os danos materiais foram relevantes. Para Maria do Carmo, de 18 anos, o momento é difícil, mas ser acolhida ameniza um pouco as dificuldades. Ela foi aluna da unidade de ensino quando criança e a filha também estuda no local.
“Nunca imaginei que passaria por essa situação na escola em que estudei”, comenta.
Todas as salas estão sendo usadas para abrigar as 26 famílias. Além disso, outros espaços foram adaptados para guardar as doações e os mantimentos usados para preparar as refeições.
Para Francisca Costa, de 23 anos, a situação dos moradores é muito difícil. Contudo, ela espera poder voltar em breve para casa ou um local seguro.
“A situação está complicada, tem muita gente, mas a escola nos acolheu bem”, afirma.
Abrigos
- Escola Anice Dib Jatene
- Escola Álvaro Vieira da Rocha
- Escola Alcimar Nunes Leitão
- Escola Ilka Maria
- Escola Roberto Sanches
- Escola Estadual João Paulo II
- Escola Berta Vieira
- Escola Sebastião Pedrosa
- Centro de Treinamento Vila Maria
- Escola Estadual Lourival Pinho
- Igreja Filadélfia
- Escola Estadual João Aguiar
- Escola Maria Lúcia
- Escola Dr. Mario de Oliveira
- Escola Airton Sena da Silva
- Escola Castelo Branco
- Escola Terezinha Miguéis
- Escola Antônia Fernandes
- Base do Procon
- Escola Anne Turan
- Escola Willy Viana
- Escola Boa União
- Escola Heloísa Mourão Marques