Prefeitura de Rio Branco capacita entrevistadores do Cadastro Único

Visando a melhoria no atendimento aos beneficiários dos programas sociais, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), iniciou nessa segunda-feira (6), no auditório do Centro do Servidor, uma capacitação com todos os entrevistadores do Cadastro Único que atuam nas unidades socioassistenciais do município.

O curso é ministrado pelas técnicas da Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), capacitadas pelo Governo Federal. A carga horária total é de 32 horas. O encerramento das atividades está previsto para quinta-feira (9). Para garantir o diploma, é necessário ser aprovado na avaliação final com no mínimo 80% de acertos.

Lidiane Moreno, instrutora, explica que o objetivo do curso é “atualizar os profissionais sobre o correto preenchimento dos formulários do CadÚnico, através de aulas expositivas, recursos audiovisuais com exemplos práticos, exercícios de instrução e atividades em grupo, garantindo um atendimento humanizado e com qualidade à população”.

“Essa capacitação dá aos entrevistadores, a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no que se refere diretamente ao preenchimento correto das informações, como também se atentar aos detalhes que envolvem cada atendimento para o Castro Único”, é o que garante Lunayra Melo, coordenadora municipal do Cadastro Único e Bolsa Família.

Cadastro Único

O CadÚnico é a base de dados do Governo Federal, onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda. Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

Em Rio Branco, o atendimento do Cadastro Único é realizado de segunda à sexta-feira, de 7h às 16h, nos 8 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), administrados pela Prefeitura de Rio Branco, junto à SASDH.

Os Cras estão estrategicamente localizados nas seguintes regionais: Calafate, Cidade do Povo, Cidade Nova, Santa Helena, Cras Sobral, São Francisco, Rui Lino e Tancredo Neves.

Os documentos necessários para o Cadastro Único são: RG; CPF; título de eleitor; Certidão de nascimento, casamento; carteira de trabalho e comprovante de residência de todos os moradores do domicílio. Deverá saber ainda, de todos os moradores, o nível escolar, o nome da escola e série.