Ir para o conteúdo

Semana de Meio Ambiente é encerrada com Atendimentos em Saúde na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

Como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semeia), foi apresentado, nesta terça-feira, 7, o Plano de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (Aparis), que completa 17 anos.

A Aparis conta com 909 hectares de terra, alocando aproximadamente cerca de 200 famílias. O município, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, realizou uma ação conjunta ofertando diversos serviços para a comunidade. Uma parceria da Prefeitura de Rio Branco, associação de moradores, Unimeta e Igreja Quadrangular. “As ações, hoje, são voltadas à saúde, com fonoaudiologia, nutricionista, para toda a comunidade promovendo bem-estar social a todos”, enfatizou Elen Karine Nogueira, assessora Jurídica da Semeia.

“Ofertamos testes de HIV, hepatite B e C, atendimentos de enfermagem, psicólogo. A Unimeta trouxe parte da fisioterapia e vacinas em geral”, explicou Madeleine Maia da Luz, gestora da Área de Proteção Ambiental.

Joana Dark Figueiredo, presidente da Associação de Moradores do bairro Irineu Serra, ressaltou a importância desse momento para comunidade. “O dia é de grande festa, e é de grande emoção para nossa comunidade. Nossa comunidade é a mais afastada do centro e é muito difícil para ir até o posto de saúde para providenciar ficha, o atendimento”.

Como parte do plano de contingência durante o período de seca, alguns moradores participaram de cursos para serem brigadistas, no intuito de auxiliar na prevenção e combate aos incêndios. 

“A gente está fazendo o curso de brigadista aqui para combater os focos de incêndio na APARIS no Irineu Serra. Prever movimentos para incentivar os moradores a preservarem a nossa área”, concluiu Edislândio de Lima Souza.

Outras notícias...