Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco realizará levantamento sobre saúde bucal pelo Projeto SB Brasil do Ministério da Saúde

O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida para 2021 em decorrência da emergência sanitária do coronavírus.

A pesquisa se baseia na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, seguida da avaliação da saúde bucal, com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Assim, são identificadas as necessidades e agravos bucais mais prevalentes. Esse trabalho é realizado por equipes de campo compostas por 2,5 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o Brasil. Os agravos identificados terão estimativas por estados, capitais e regiões de municípios do interior.

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contará com 10 Equipes de Campo, compostas por profissionais Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares em Saúde Bucal e Cirurgiões-Dentistas do quadro de servidores da Prefeitura e atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS). As equipes foram capacitadas durante todo mês de março e a coleta de dados ocorrerá nos meses de abril, maio e junho do ano de 2022. Estima-se que ao todo sejam realizados 1.400 exames bucais da população de Rio Branco.

O 5º levantamento proposto pelo Ministério da Saúde (2021-2022) contará com mais de 50 mil pessoas avaliadas em várias regiões do país. O estudo visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

 

Outras notícias...