
A Prefeitura de Rio Branco trabalha permanentemente para resolver o histórico problema de abastecimento de água na capital acreana. Na manhã desta quarta-feira, 20, o Saerb realizou a troca da bomba de captação da ETA II (Estação de Tratamento de Água). Para a realização desta operação foi preciso o uso de um rebocador, para transferir o equipamento, que pesa aproximadamente uma tonelada, da ETA I para a ETA II.

A ação irá aumentar em 300 litros por segundo a captação de água e, com isso, retornar à capacidade máxima de captação de água nas ETAS I e II, que voltará a ser de 1.600 litros por segundo, como explica o engenheiro Fernando Cardoso, diretor técnico do Saerb.
“Essa operação é muito complexa porque a gente trabalha com flutuante, e com isso a gente tem que usar um rebocador para trazê-lo até aqui, na captação da ETA II, para poder retirar as bombas e substituí-las. Por essa razão a gente está implantando uma bomba nova. Em função do rio ter baixado bastante a vazão de captação diminuiu. Com isso a gente vai colocar uma bomba mais potente, que recuperamos e vamos implantar para melhorar a quantidade de água captada”.