Logo da Prefeitura

Roda-Hans inicia segunda etapa de atendimentos e reforça diagnóstico precoce da hanseníase em Rio Branco

Carreta da Saúde oferece consultas dermatológicas gratuitas até 3 de julho na Praça da Semsur, com foco no diagnóstico precoce da hanseníase, capacitação de profissionais e fortalecimento da rede municipal de saúde.

Por 

|

às

Compartilhe:

A Carreta da Saúde do Projeto Roda-Hans iniciou nesta quarta-feira (1º) sua segunda parada em Rio Branco, oferecendo atendimentos gratuitos à população na Praça da Semsur, no bairro Palheiral.

Os atendimentos seguem até o dia 3 de julho, com consultas dermatológicas, exames e avaliação clínica especializada voltadas à identificação precoce da hanseníase e de outras doenças de pele.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Novartis, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

WhatsApp Image 2026 07 01 at 15.38.09
“Essa parceria amplia os serviços, fortalece o diagnóstico precoce e garante tratamento à população. A hanseníase tem cura”, afirmou o prefeito. (Foto: Átilas Moura/Secom)

O prefeito Alysson Bestene destacou que a parceria fortalece a atenção primária, amplia o acesso ao diagnóstico precoce e reforça a capacidade de atendimento da rede municipal.

“Essa parceria entre o governo federal e o município permite capacitar equipes, ampliar serviços e garantir diagnóstico e tratamento para a população. A hanseníase tem cura e contamos com profissionais preparados para acompanhar esses pacientes”, afirmou o prefeito.

WhatsApp Image 2026 07 01 at 14.12.41
“A hanseníase tem tratamento gratuito pelo SUS, e o diagnóstico precoce é fundamental para evitar sequelas”, destacou o secretário Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, ressaltou a importância da continuidade da ação após a identificação de oito casos na primeira etapa do projeto.

“Estamos iniciando agora os atendimentos na regional da Baixada e permaneceremos até o dia 3. A hanseníase tem tratamento gratuito pelo SUS e o diagnóstico precoce é fundamental para evitar sequelas”, disse o gestor.

WhatsApp Image 2026 07 01 at 14.12.42 1
“A hanseníase tem tratamento e cura. O objetivo é capacitar os profissionais para identificar, tratar e interromper a transmissão da doença”, destacou Roseane. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A dermatologista do Ministério da Saúde, Roseane Pereira de Deus, enfatizou que o projeto busca fortalecer a identificação precoce e a capacitação dos profissionais da Atenção Primária.

“A hanseníase é um problema de saúde pública, mas tem tratamento e cura. O objetivo é capacitar os profissionais para identificar, tratar e interromper a cadeia de transmissão da doença”, destacou a profissional.

Primeira etapa

Realizada entre os dias 23 e 26 de junho, na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, a primeira etapa do projeto registrou 340 atendimentos dermatológicos gratuitos e identificou oito casos de hanseníase, todos encaminhados para acompanhamento e tratamento na rede municipal de saúde.

O Projeto Roda-Hans, desenvolvido desde 2009, já ultrapassou 85 mil atendimentos gratuitos em diversas regiões do país.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeito acompanha frentes do Prefeitura nas Ruas e entrega passarela revitalizada no Nova Estação

Durante agenda pelos bairros da capital, o prefeito acompanhou serviços, entregou EPIs aos

Prefeitura de Rio Branco realiza 64ª Reunião Ordinária do Comdema

Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou minuta que propõe atualização da legislação sobre

Prefeitura de Rio Branco apresenta avanços e perspectivas para ampliar saneamento básico na capital

Saerb participa de debate promovido pelo TCE-AC sobre os benefícios econômicos e sociais

Prefeitura de Rio Branco promove workshop sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Ação promovida pelo Saerb integra a programação alusiva ao Agosto Lilás e busca

Caramelinho é eleito mascote da Zoonoses durante encerramento da Expoacre 2026

Com mais de 900 votos, novo mascote será porta-voz das ações de prevenção,