Estrutura conta com 450 câmeras de videomonitoramento, tecnologia de identificação facial e veicular em tempo real e atuação integrada das forças de segurança
Como parte do Programa Rio Branco Mais Segura, a Prefeitura de Rio Branco apresentou, nesta quarta-feira (11), a nova sala de videomonitoramento que irá fortalecer as ações de segurança pública e auxiliar no gerenciamento de grandes eventos na capital.
Instalada na sede da Prefeitura, a estrutura será operada por peritos especializados, com a participação de profissionais das Polícias Militar e Civil, além de agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O espaço conta com equipamentos de última geração, permitindo identificação facial e veicular em tempo real, o que amplia a capacidade de prevenção e contribui para a elucidação de crimes.
Ao todo, 450 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo unidades de saúde, escolas, parques, praças e vias públicas.
Investimento com recursos próprios
O prefeito afirmou que o novo sistema vai reforçar o monitoramento e garantir mais segurança à população, com investimentos responsáveis e recursos próprios. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito Tião Bocalom destacou que a iniciativa representa um avanço significativo na segurança da capital e reforçou que os investimentos foram realizados com recursos próprios do município.
“Estamos apresentando um sistema moderno que vai monitorar a cidade e contribuir diretamente com a segurança pública. Nosso objetivo é garantir mais tranquilidade para quem mora e para quem visita Rio Branco. Seguiremos investindo com responsabilidade e recursos próprios”, afirmou o prefeito.
Parceria e reforço à atuação policial
“A tecnologia permite respostas mais rápidas e reforça as ações preventivas e ostensivas”, ressaltou o subcomandante da Polícia Militar do Acre, coronel Kleison Albuquerque. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O subcomandante da Polícia Militar do Acre, coronel Kleison Albuquerque, ressaltou a importância da iniciativa municipal como reforço às ações de segurança.
“A tecnologia de identificação facial e veicular permite atuação imediata e uso mais eficiente dos recursos, fortalecendo tanto o trabalho preventivo quanto o ostensivo”, destacou.
Monitoramento já será utilizado no Carnaval
Segundo o secretário Ezequiel Bino, o sistema entrará em operação já no Carnaval, na Praça da Revolução. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação e chefe do Gabinete Militar, coronel Ezequiel Bino, o sistema já será utilizado durante o Carnaval na Praça da Revolução.
“Faremos um grande teste operacional durante o Carnaval. Serão 100 câmeras no entorno do evento, garantindo monitoramento completo de pessoas e veículos, além de contribuir para a gestão integrada da cidade”, explicou.
A nova sala de videomonitoramento representa mais um passo da Prefeitura de Rio Branco no fortalecimento das políticas públicas de segurança, tecnologia e gestão eficiente.