Estrutura, ornamentação e reforço na segurança garantem um Carnaval inclusivo, organizado e seguro para todos
Uma equipe de técnicos da Prefeitura de Rio Branco trabalha de forma ininterrupta na conclusão dos serviços de instalação e ornamentação da Praça da Revolução, que será o palco principal do Carnaval 2026: Rio Branco Folia, Tradição e Alegria. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado para garantir que o espaço esteja totalmente preparado para receber os foliões com conforto e segurança.
A movimentação no local já desperta grande expectativa entre a população que circula pela região central. A aposentada Raílda Roque, de 67 anos, que já foi passista em carnavais da capital, acompanha de perto os preparativos e garante presença certa na festa.
Os serviços avançam de forma intensa para deixar o local totalmente pronto, assegurando conforto, segurança e muita animação aos foliões. (Foto: Kátia Farias/Secom)
“Fui carnavalesca, já dancei muitos carnavais aqui em Rio Branco e vou continuar. Quero agradecer à prefeitura pela organização da festa. Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo. Eu vou vir todas as noites para cá”, destacou.
A amiga Raimunda Nascimento também confirmou que participará da programação organizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Para ela, a iniciativa de reservar um dia específico para a terceira idade representa respeito, inclusão e dignidade.
“Eu nunca fui carnavalesca como a Raílda, mas gosto do carnaval. Em outros anos, eu não vinha por causa da falta de segurança. Agora, com um dia específico para a terceira idade, eu venho sim. Isso é garantir dignidade às pessoas. Que seja uma boa festa, com amor e carinho para todos”, afirmou.
Raílda Roque (à direita), 67 anos, ex-passista do carnaval, e a amiga Raimunda Nascimento (à esquerda) confirmaram presença na festa da terceira idade, destacando a iniciativa da Prefeitura como um gesto de respeito, inclusão e dignidade. (Foto: Kátia Farias/Secom)
Como parte das ações do programa Rio Branco Mais Segura, a Prefeitura reforçou o sistema de videomonitoramento na região central, especialmente no perímetro onde acontece o Carnaval. Ao todo, 100 câmeras de segurança foram instaladas no entorno do centro, garantindo o monitoramento de todas as pessoas que entram e saem da área do evento.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, o sistema assegura um controle eficiente durante toda a programação.
100 câmeras de segurança foram instaladas no entorno do centro, garantindo o monitoramento de todas as pessoas que entram e saem da área do evento. (Foto: Kátia Farias/Secom)
“O projeto Rio Branco Mais Segura já é uma realidade. Nesse perímetro central, acrescentamos mais câmeras e hoje contamos com 100 equipamentos em funcionamento. Isso garante que ninguém chegue ou saia do Carnaval sem ser captado pelo sistema, proporcionando muito mais segurança para todos”, explicou.
“Quem vem para se divertir pode ficar tranquilo. Agora, quem estiver aqui com outra intenção precisa saber que estará sendo monitorado o tempo todo. O Carnaval é para vir armado apenas de alegria”, completou o secretário da SDTI. (Foto: Secom)
O secretário ressaltou ainda que o monitoramento funciona de forma contínua, tanto na prevenção quanto no apoio às forças de segurança. “Quem vem para se divertir pode ficar tranquilo. Agora, quem estiver aqui com outra intenção precisa saber que estará sendo monitorado o tempo todo. O Carnaval é para vir armado apenas de alegria”, completou.
A Prefeitura de Rio Branco segue investindo em infraestrutura, tecnologia e segurança para garantir um Carnaval organizado, seguro, inclusivo e voltado à convivência familiar.