Com equipes permanentes, gestão municipal reforça a manutenção dos espaços públicos para garantir segurança, lazer e bem-estar da população durante período chuvoso
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, segue executando de forma contínua os serviços de limpeza e manutenção dos parques urbanos da capital, especialmente durante o período chuvoso.
Nesta quinta-feira (15), as equipes atuam no Parque da Maternidade, na altura do bairro Mascarenhas de Moraes. O parque possui aproximadamente 7 quilômetros de extensão e corta diversos bairros, incluindo a região central da cidade.
De acordo com a gestão municipal, o serviço faz parte de um ciclo permanente de manutenção determinado pelo prefeito de Rio Branco. (Foto: Val Fernandes/Secom)
De acordo com a gestão municipal, o serviço faz parte de um ciclo permanente de manutenção determinado pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. Os trabalhos tiveram início há mais de 30 dias, começando pela entrada do parque, e já estão próximos da conclusão nesse trecho. Após a finalização, o ciclo de limpeza é reiniciado, garantindo a conservação contínua do espaço.
Rio Branco conta com seis grandes parques urbanos, que juntos somam cerca de 26 quilômetros de extensão. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Atualmente, Rio Branco conta com seis grandes parques urbanos, que juntos somam cerca de 26 quilômetros de extensão. Para assegurar a manutenção desses locais, a Secretatria Municipal de Cuidados com a Cidade mantém equipes fixas com aproximadamente 30 colaboradores, além do apoio de seis equipamentos pesados utilizados nos serviços de roçagem, limpeza e manutenção.
Segundo a coordenação da secretaria, durante o período de estiagem, o ciclo completo de limpeza de um parque como o da Maternidade leva, em média, 30 dias. Já no período chuvoso, em razão do crescimento acelerado da vegetação e das dificuldades operacionais, esse prazo pode se estender para até 45 dias.
O assessor da Secretaria de Cuidados com a Cidade, Dhime Meneses, explica que, em situações emergenciais, como as alagações registradas no mês de dezembro, as equipes também são mobilizadas para atuar em ações de apoio às áreas afetadas e nos serviços de pós-enchente. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O assessor da Secretaria de Cuidados com a Cidade, Dhime Meneses, explica que, em situações emergenciais, como as alagações registradas no mês de dezembro, as equipes também são mobilizadas para atuar em ações de apoio às áreas afetadas e nos serviços de pós-enchente.
Além do trabalho realizado pelo poder público, a Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para manter os parques limpos e bem conservados. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Além do trabalho realizado pelo poder público, a Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para manter os parques limpos e bem conservados. A orientação é que os frequentadores façam o descarte correto de resíduos, como garrafas e embalagens, utilizando as lixeiras disponíveis nos espaços.
A orientação é que os frequentadores façam o descarte correto de resíduos, como garrafas e embalagens, utilizando as lixeiras disponíveis nos espaços. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“É importante lembrar que a população também pode ajudar. Pedimos aos frequentadores do Parque da Maternidade e dos demais parques que não descartem lixo de forma irregular. Ao utilizar as lixeiras disponíveis, cada cidadão contribui para facilitar o trabalho das equipes, para a boa gestão dos espaços públicos e para a própria qualidade de vida”, destacou Dhime Meneses.