O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, foi eleito articulador nacional das Cidades de Grande Porte, nessa quinta-feira (06), em Brasília. A votação unânime foi realizada durante o 25º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Com a escolha, o Acre passa a ter, pela primeira vez, representatividade no Colegiado, entidade importante para o fortalecimento e a consolidação da política de assistência social no Brasil, atuando como a principal voz dos municípios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
“Pela primeira vez o Acre fez parte de uma chapa e tenho certeza que teremos mais êxito nas ações implementadas em prol da população. Há uma expectativa muito grande para que possamos modificar a nossa realidade. Hoje, 80% do orçamento vem de recursos da prefeitura. Precisamos de um maior repasse de valores, por meio do cofinanciamento, tendo maior apoio do governo federal”, explicou João Marcos Luz.
O Congemas está celebrando 25 anos, por isso o encontro deste ano tem como tema: “Memórias, Resistências e Consolidação em Todo o Brasil”. O encontro tem a finalidade de debater a relação intersetorial e os desafios para ampliar a proteção social e universalizar direitos, buscando fortalecer a articulação entre entes federados e atores das políticas públicas, criando soluções conjuntas para superar as desigualdades. O evento conta com oficinas e painéis que focam em assuntos fundamentais da assistência social e sua integração com outras políticas públicas.



