Logo da Prefeitura

Bioblitz do Hemisfério Sul

Horto Florestal de Rio Branco é ponto de encontro para grande Bioblitz do Hemisfério Sul

No Horto Florestal a atividade será gratuita e convida a população a explorar a biodiversidade do parque e contribuir com a ciência cidadã

Por 

|

às

Compartilhe:

O Horto Florestal de Rio Branco, administrado pela Prefeitura de Rio Branco, é um dos principais espaços verdes da cidade, dedicado à educação ambiental e à convivência harmoniosa com a natureza. No dia 25 de outubro, o local será ponto de encontro da grande Bioblitz do Hemisfério Sul, uma ação internacional de ciência cidadã que une pessoas em todo o mundo para registrar e conhecer a biodiversidade de suas regiões.

Foto do Horto Florestal
Em Rio Branco, a atividade será realizada em parceria entre a Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a SOS Amazônia. (Foto: Secom)

Em Rio Branco, a atividade será realizada em parceria entre a Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a SOS Amazônia, com um encontro aberto ao público. A concentração será às 8h30, no quiosque do lago, de onde o grupo sairá para percorrer as trilhas do parque com orientações sobre o uso do aplicativo iNaturalist.

O iNaturalist é uma plataforma gratuita que conecta observadores da natureza de todo o mundo. Por meio dela, qualquer pessoa pode fotografar plantas, animais e fungos e registrar as observações, que passam a integrar um grande banco de dados colaborativo sobre a biodiversidade global. As informações ajudam cientistas, instituições e gestores ambientais a conhecer melhor os ecossistemas e suas transformações.

Foto do Horto Florestal
No Horto Florestal de Rio Branco, por exemplo, o levantamento das espécies de aves já é realizado através da plataforma. (Foto: Secom)

No Horto Florestal de Rio Branco, por exemplo, o levantamento das espécies de aves já é realizado através da plataforma, pelo educador ambiental Deivid de Menezes, que coordena registros feitos tanto por observadores locais, quanto por visitantes. Atualmente, o parque conta com mais de 100 espécies registradas e mais de 400 observações colaborativas no iNaturalist, fortalecendo a base de conhecimento sobre a avifauna urbana da capital acreana.

“Utilizar o celular e a tecnologia para se conectar com a natureza, é valioso. Quando você registra uma espécie e publica, você tem um ganho pessoal por aprender algo novo e se sente mais próximo da natureza e ainda contribui gerando dados que podem contribuir com a ciência.”, destaca Deivid.

Aberta a todas as idades, a Bioblitz é uma oportunidade de aprender mais sobre o meio ambiente e participar ativamente da produção de conhecimento científico. Para isso, basta baixar o aplicativo iNaturalist no celular e participar da caminhada guiada.

O evento é gratuito, e recomenda-se que os participantes usem roupas confortáveis, protetor solar e levem uma garrafinha de água.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco abre Campeonato Intersecretarias 2026 com integração e goleadas na primeira rodada

Campeonato reuniu servidores e colaboradores de diferentes órgãos municipais, promovendo esporte, lazer, qualidade

AVISO DE COLETA DE PREÇOS Nº 024/2026, Nº 025/2026 e Nº 026/2026

Prefeitura de Rio Branco leva vacinação antirrábica casa a casa ao Manoel Julião neste sábado

Após imunizar 2.791 animais no Conjunto Tucumã, equipes de zoonoses dão continuidade à

Nota Informativa – Prefeitura de Rio Branco intensifica apoio a famílias produtoras durante período de estiagem

Ações incluem mecanização agrícola e abastecimento de água, beneficiando centenas de famílias e

Prefeitura de Rio Branco intensifica recuperação de ruas na parte alta da cidade e atende reivindicações de moradores

Prefeito acompanha serviços na AC-10 e no bairro Irineu Serra, vistoria melhorias na