Prefeitura de Rio Branco apoia 5ª edição do Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras, que reuniu grupos da região Norte

Música, dança e disciplina movimentaram o Sesc Bosque no último final de semana

A Prefeitura de Rio Branco apoiou a realização da 5ª edição do Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras do Estado do Acre, promovido pela Associação das Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre). O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no Sesc Bosque, e reuniu centenas de músicos, bailarinos e coreógrafos em um grande espetáculo cultural.

O campeonato tem como objetivo estimular a prática musical, promover o trabalho em equipe e oferecer aos jovens uma oportunidade de aprendizado, socialização e troca de experiências.

Bandas e fanfarras 19
“Quero agradecer a todos que contribuíram para a realização deste lindo campeonato”, disse o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito Tião Bocalom, que prestigiou o evento, destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão em investir na cultura como ferramenta de transformação social.

“A Prefeitura, na nossa gestão, sempre valorizou a cultura. Este evento foi uma realização conjunta com o Governo do Estado, a Prefeitura e várias instituições, como a Fundação Garibaldi Brasil e a Fundação Elias Mansour. Quero agradecer a todos que contribuíram para a realização deste lindo campeonato. Tivemos a honra de contar com dois professores renomados na avaliação das apresentações: um deles veio de São Paulo, campeão mundial de bandas e fanfarras e o outro do nosso querido Maranhão”, afirmou o prefeito.

Bandas e fanfarras 13
“A competição foi marcada pela inclusão e pelo fortalecimento cultural dos jovens participantes”, destacou Anderson. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O presidente da Abanfacre, Anderson Lima, ressaltou que a competição foi marcada pela inclusão e pelo fortalecimento cultural dos jovens participantes.

“Proporcionamos aos alunos das bandas e fanfarras aquilo que eles mais gostam: música, dança e cultura. Municípios como Bujari, Cruzeiro do Sul e Brasileia se prepararam durante meses para estarem aqui, representando suas cidades, assim como os grupos que vieram de estados vizinhos, como Rondônia, especialmente de Porto Velho. Foram 14 corporações que participaram, e isso me deixa muito feliz”, destacou Lima.

Bandas e fanfarras 4
Foi emocionante ver crianças, jovens e adolescentes participando de um festival tão bonito (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, enfatizou a emoção de ver crianças, jovens e adolescentes envolvidos no evento e destacou o papel da Fundação no apoio à programação.

“Para a Fundação e para o povo da nossa capital, foi emocionante ver crianças, jovens e adolescentes participando de um festival tão bonito, que reuniu bandas e fanfarras de todos os municípios do nosso estado e também de outros estados”, afirmou Klowsbey Pereira.

Bandas e fanfarras 3
Escola campeã do Festical de Bandas e Fanfarras Edição 2025, Professor Flodoardo Cabral. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O evento foi encerrado com a premiação das melhores apresentações, avaliadas por uma equipe de jurados especializados em técnica musical, coreografia e evolução.

A grande vencedora da edição de 2025 foi a Banda Musical Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul, que já havia conquistado o título em 2024, consolidando sua posição de destaque na competição.

Outras notícias...