A capital acreana recebeu o selo internacional de sustentabilidade pelo Parque Chico Mendes e foi premiada pelo Tesouro Nacional com reconhecimento em transparência e gestão fiscal
A Prefeitura de Rio Branco realizou nesta terça-feira (23), no auditório municipal, um evento para celebrar conquistas importantes que reforçam o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a responsabilidade fiscal. A capital acreana recebeu a certificação Good Travel Destinations – Selo Prata, pelo Parque Ambiental Chico Mendes, e também foi premiada pelo Tesouro Nacional com dois reconhecimentos voltados à transparência e à boa gestão fiscal.
O prefeito Tião Bocalom destacou que os resultados são fruto do trabalho coletivo dos servidores e que Rio Branco hoje se consolida como referência no cenário nacional.
“Dedico esses prêmios a todos os trabalhadores da prefeitura, que se dedicam, cuidam bem do dinheiro público e fazem com que a gente tenha esse sucesso todo”, disse o prefeito. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“A prefeitura tem capacidade sim, é só cuidar bem do dinheiro público como nós estamos fazendo e é isso que eu me orgulho. Evidentemente que tem um comandante, que sou eu, mas se também aqueles que fazem a gestão pública não tivessem a disciplina de cuidar bem do dinheiro público, isso não estaria acontecendo. Esses prêmios que ganhamos agora, eu dedico totalmente a todos os trabalhadores da Prefeitura de Rio Branco que se dedicam, que cuidam bem do dinheiro público e que fazem com que a gente tenha esse sucesso todo. Estou muito feliz de estarmos entre as quatro capitais do Brasil que têm capacidade de pagamento a mais. Um orgulho para todos nós rio-branquenses”, afirmou.
Entre os destaques da solenidade está a conquista do Selo Prata do Good Travel Destinations pelo Parque Ambiental Chico Mendes. No ano passado, o espaço já havia alcançado a certificação Bronze, e a meta agora é chegar ao nível máximo. A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, ressaltou a relevância desse reconhecimento.
“Essa certificação é importante pois reconhece a sustentabilidade do Parque Ambiental Chico Mendes”, destacou Flaviane, à direita na imagem. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Ano passado a gente já havia sido certificado na categoria bronze e a nossa meta agora é ouro. A gente almeja muito isso para o próximo ano. Essa certificação é importante porque reconhece a sustentabilidade do Parque Ambiental Chico Mendes, que é, em nível nacional, o único parque municipal a receber essa certificação no Brasil”, frisou Flaviane.
Além da valorização ambiental, a Prefeitura de Rio Branco também avançou nos indicadores de gestão pública. O Tesouro Nacional concedeu dois prêmios que atestam a boa administração fiscal e a transparência na prestação de contas. O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, explicou a relevância da conquista.
“Esse resultado é fruto de um trabalho de controle fiscal”, disse Wilson. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“É muito gratificante e é uma alegria de todos os servidores da Prefeitura e da Secretaria de Finanças demonstrar que esse resultado é fruto de um trabalho de controle fiscal, onde a gente não gasta mais do que arrecada e presta as informações contábeis e fiscais de maneira correta ao Tesouro Nacional. Essa Capag A+, por exemplo, somente oito capitais conquistaram. Estar entre elas é muito gratificante e um momento de muita alegria que precisamos compartilhar com todos os colegas”, esclareceu o titular da pasta municipal de finanças.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, secretários da gestão e servidores municipais, que celebraram juntos os avanços e reconhecimentos alcançados pela capital acreana.