Prefeitura de Rio Branco integra ações do Programa Cidade Empreendedora

O Sebrae/AC promoveu, na manhã desta sexta-feira (19), em sua sede em Rio Branco, a reunião inicial de secretários municipais que marca o início da implementação do Programa Cidade Empreendedora em todos os municípios do Acre.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae, a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Assembleia Legislativa (Aleac) e o Governo do Estado (Secretaria de Estado de Planejamento), com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento local por meio de ações de fomento ao empreendedorismo. A reunião teve a presença de todos os secretários municipais de Rio Branco.

Cidade empreendedora 4
“Esse programa vai ajudar os municípios a repensarem seus modelos de desenvolvimento e criarem oportunidades tanto na zona urbana, quanto na rural”, destacou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a importância da adesão da capital ao programa. “Rio Branco faz parte desse grande esforço coletivo e estou muito feliz com a parceria do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Amac e do Sebrae. Esse programa vai ajudar os municípios a repensarem seus modelos de desenvolvimento e criarem oportunidades tanto na zona urbana, quanto na rural. Nosso objetivo é gerar emprego, renda e qualidade de vida para a população, produzindo aqui o que ainda importamos e, depois, exportando o excedente”, pontuou o gestor municipal.

Sebrae reforça apoio às pequenas empresas

Já o gerente da Unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcelo Macedo, explicou que a reunião marca o início formal da agenda de ações em Rio Branco.

Cidade empreendedora 5
“Queremos fortalecer o ambiente de negócios, apoiar as pequenas empresas e levar desenvolvimento para toda a cidade”, frisou Marcelo. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Hoje é um evento de lançamento, em que alinhamos com a Prefeitura de Rio Branco todo o trabalho que será feito ao longo de 2025 e 2026. A proposta é criar uma agenda de desenvolvimento local baseada nos instrumentos de planejamento municipal e nas soluções que o Sebrae e seus parceiros oferecem. Queremos fortalecer o ambiente de negócios, apoiar as pequenas empresas e levar desenvolvimento para toda a cidade”, frisou.

Integração para o desenvolvimento

Segundo o Sebrae, a integração das secretarias municipais ao Programa Cidade Empreendedora é considerada fundamental para o êxito da iniciativa, que pretende transformar a realidade econômica local, estimulando inovação, capacitação e geração de novos negócios.

Outras notícias...