Logo da Prefeitura

Educação Ambiental

Prefeitura de Rio Branco leva palestra sobre racismo ambiental à programação do “Aleac Levando Ciência”

Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal e Escola do Legislativo promovem diálogo sobre desigualdades socioambientais

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sua Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, participou nesta terça-feira (16) da programação da feira “Aleac Levando Ciência”, promovida pela Escola do Legislativo Acreano Deputado Edson Cadaxo. A contribuição da secretaria ocorreu com a palestra “Corpos, floresta e território: racismo ambiental na Amazônia”, realizada em parceria entre as duas instituições.

O encontro foi conduzido de forma conjunta pelo professor, historiador e educador ambiental Gabriel Henrique e pela bióloga e comunicadora ambiental Marinara Lusvardi, que destacaram como o racismo ambiental se manifesta no cotidiano amazônico, refletindo-se em desigualdades no acesso a direitos, na exposição a riscos ambientais e na vulnerabilidade de povos e comunidades tradicionais.

Palestra sobre racismo ambiental 3
“Falar de racismo ambiental no Acre é falar de nossa realidade e trazer esse tema para os espaços de formação é um passo importante para sensibilizar e transformar”, afirmou Marinara. (Foto: Secom)

Para a diretora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, iniciativas como essa reforçam o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa. “Essas parcerias são fundamentais porque nos permitem ampliar o debate, unindo saberes acadêmicos, técnicos e comunitários. Falar de racismo ambiental no Acre é falar de nossa realidade, e trazer esse tema para os espaços de formação é um passo importante para sensibilizar e transformar”, afirmou.

O público presente foi composto por estudantes, servidores e representantes de diferentes instituições. Entre eles, João Pedro Gomes, mestrando em biologia, destacou a relevância da atividade. “Foi uma oportunidade única de refletirmos sobre como questões ambientais e sociais estão interligadas. Entender o racismo ambiental é essencial para pensar políticas públicas mais inclusivas e efetivas na Amazônia.”

A ação integra a agenda de formações promovidas pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com instituições locais, reforçando o compromisso com a educação ambiental e com a promoção da igualdade social e racial.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e