Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Acre se unem para realizar uma série de atividades educativas voltadas à conscientização de estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data busca reforçar a necessidade de debater questões essenciais relacionadas à água e sua gestão sustentável.
A programação inclui um circuito de palestras, que terá início nesta terça-feira, 18, e seguirá até sábado, 22, contemplando nove escolas da rede pública estadual e municipal. As palestras abordarão temas como a conservação dos recursos hídricos e a prevenção de eventos climáticos extremos, além de incentivar alunos e professores a produzirem faixas, cartazes e poesias alusivas ao tema.
O encerramento das atividades será marcado por uma passeata na quinta-feira, 27 de março, com concentração na Praça da Revolução, às 8h. O percurso seguirá até o estacionamento da Ponte Metálica e retornará à praça, onde ocorrerão apresentações culturais, incluindo uma performance do grupo de ginástica rítmica do Serviço Social da Indústria (Sesi).
A iniciativa é fruto da parceria entre diversas instituições, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) – por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal – e a Escola SESI-DR/AC.