Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco realiza plantio de mais de 400 mudas em Área de Preservação Permanente

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou na manhã desta sexta-feira (7) o plantio de mais de 400 mudas de espécies nativas em uma Área de Preservação Permanente (APP), às margens do Rio Acre, na Estação de Tratamento de Água (ETA II). A ação visa restaurar ecossistemas degradados, promover a biodiversidade e contribuir para a manutenção dos recursos hídricos da região.

O evento contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, do vice-prefeito Alysson Bestene, da secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustine, além de outras autoridades e lideranças locais.

De acordo com o diretor – presidente do Saerb Enoque Pereira esse reflorestamento vai permitir, daqui a um tempo, quando as árvores conseguirem consolidar suas raízes, ajudar a evitar que a erosão ocorra de forma mais acelerada.

“Se conseguirmos estancar pelo menos parte desse movimento, alongando o tempo de saturação do solo, será ainda melhor para nós”, informou.

PLANTIO ETA IIVF 07.02 5
Flaviane: “Essa iniciativa fortalece o solo e contribui para a diversidade ecológica” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com o plantio de espécies frutíferas e florestais nativas, a iniciativa fortalece o solo e contribui para a diversidade ecológica. Entre as variedades plantadas neste primeiro momento, destacam-se o açaí de touceira, a seringueira, o tauari e o bacuri. A escolha dessas espécies busca fortalecer o ecossistema local, favorecer a fauna e ajudar na preservação da biodiversidade amazônica.

“Essas árvores conseguem atingir uma maior profundidade e proporcionam uma estrutura mais firme para suportar o solo, impedindo, assim, que ocorram novos deslizamentos na região”, explicou a secretária da Semeia, Flaviane Agustine.

PLANTIO ETA IIVF 07.02 15
Bocalom: “Nosso projeto sempre foi cuidar do meio ambiente de verdade e na prática” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Áreas de Preservação Permanente são essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida da população, evitando erosões, protegendo nascentes e garantindo a regulação do ciclo da água. Com ações como essa, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.

“Nosso projeto sempre foi cuidar do meio ambiente de verdade e na prática. Tanto é que, durante a primeira gestão, foram plantadas mais de 9 mil árvores. Nós cuidamos direitinho da cidade. A cidade está muito mais limpa, e tudo isso faz parte da preservação ambiental. Aqui nessa região, há um problema sério, pois, há muito tempo, ocorrem deslizamentos. Nas áreas afetadas, não há dúvida de que o plantio pode ajudar a reduzir esse problema”, concluiu o prefeito.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Rio Branco avança no planejamento climático e fortalece ações de adaptação às mudanças do clima

A 9ª Reunião Ordinária do COIMAMC reuniu representantes de 12 secretarias municipais para

Prefeitura de Rio Branco promove ação do Outubro Rosa e atende mais de 100 mulheres na URAP Francisco Roney Meireles

Ação ofereceu palestras educativas, auriculoterapia e orientações sobre prevenção do câncer de mama,

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com Instituto Mulheres da Amazônia para fortalecer direitos das mulheres

Iniciativa viabilizada por emenda parlamentar ampliará ações de promoção dos direitos humanos, proteção

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com a SAVI para desenvolver projeto esportivo voltado a crianças e adolescentes

Com investimento de R$ 99.960,00, iniciativa promove inclusão social, cidadania e proteção de

Prefeitura de Rio Branco acolhe 91 imigrantes e amplia vagas diante do aumento da demanda

A abertura da Casa Emergencial da Vila Betel ampliou a capacidade de atendimento