Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco lança projeto “Joias que Libertam”

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através da Diretoria de Direitos Humanos, lançou nesta terça-feira (27), o projeto “Joias que Libertam”. A iniciativa é destinada a capacitar 80 mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica.

Projeto Joias que liberta 2 e1732655413329
Lene: “Essas iniciativas são importantes” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A solenidade de abertura do projeto contou com as presenças do secretário da SASDH, Wellington Chaves, da diretora de Direitos Humanos, Rila Freze, da vereadora Lene Petecão, entre outras autoridades.

O lançamento oficial aconteceu na Casa Rosa Mulher. As cursistas aprenderão a confeccionar biojoias utilizando resíduos florestais, como sementes e madeira, para a criação de acessórios sustentáveis. O curso de capacitação terá duração de 30 dias.

O projeto é realizado com o apoio da vereadora Lene Petecão por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil. A parlamentar destacou sua atuação na defesa dos direitos das mulheres, lembrando que é o terceiro ano consecutivo em que destina recursos para a Casa Rosa Mulher.

Segundo Lene, o Acre está entre os estados com os maiores índices de feminicídio, o que reforça a importância de iniciativas como essa oferecida pela Casa Rosa Mulher.

Projeto Joias que liberta 10 e1732653628686
Rila: “Realizaremos 30 dias de curso” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa política pública é extremamente importante para quem sofre, de fato, com a violência, que tem várias formas. Sabemos onde está a violência, muitas vezes até dentro dos lares. Não é um inimigo externo que mata uma mulher. Por isso, acreditamos cada vez mais que, com essas iniciativas e políticas, podemos combater a violência”, avaliou a vereadora.

Durante o curso, as alunas aprenderão sobre meio ambiente, sustentabilidade, cooperativismo e técnicas de produção artesanal. O objetivo é fomentar geração de renda, autonomia financeira e fortalecimento da autoestima.

“Esses cursos são muito bons para nós, mulheres, principalmente para aquelas que enfrentam problemas como ansiedade e depressão. Já faz algum tempo que faço acompanhamento aqui, na Casa Rosa. Eles me acolheram muito bem. Todos os cursos que oferecem, eu tento participar. Inclusive, este que começa hoje”, comentou uma das mulheres atendidas pelo programa.

Projeto Joias que liberta 11 e1732654116102
Wellington: “É mais uma etapa que estamos cumprindo” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A programação seguirá até o dia 21 de dezembro, quando será realizada uma feira para exposição e comercialização das peças produzidas pelas participantes.

‘“A gente vai realizar 30 dias de curso, com 80 vagas no total. Cada turma terá 20 mulheres inscritas. Até o dia 21 de dezembro, concluiremos o projeto com a realização de uma feira para expor e comercializar as joias produzidas por elas”, explicou a Assistência Social e Direitos Humanos Rila Freze.

O projeto será monitorado pela Secretaria de Direitos Humanos. O secretário Wellington Chaves ressaltou a importância do curso.

“Essa é mais uma etapa que estamos cumprindo. É um pedido do prefeito Tião Bocalom, para que foquemos nas pessoas, melhoremos sua qualidade de vida e ofereçamos a atenção de que elas necessitam”, concluiu o secretário.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Rio Branco avança no planejamento climático e fortalece ações de adaptação às mudanças do clima

A 9ª Reunião Ordinária do COIMAMC reuniu representantes de 12 secretarias municipais para

Prefeitura de Rio Branco promove ação do Outubro Rosa e atende mais de 100 mulheres na URAP Francisco Roney Meireles

Ação ofereceu palestras educativas, auriculoterapia e orientações sobre prevenção do câncer de mama,

Prefeitura de Rio Branco mantém três unidades de saúde abertas neste sábado, véspera das eleições

URAPs Maria Barroso da Silva, Eduardo Assmar e Rozangela Pimentel funcionarão das 7h

Prefeitura de Rio Branco reforça prazo de adesão ao Refis 2026, que termina em 30 de novembro

Programa oferece descontos de até 90% sobre juros e multas de débitos municipais

Prefeitura de Rio Branco firma parceria com Instituto Mulheres da Amazônia para fortalecer direitos das mulheres

Iniciativa viabilizada por emenda parlamentar ampliará ações de promoção dos direitos humanos, proteção