Na manhã desta terça-feira (26), a Semeia participou de uma mesa redonda com o tema Incêndios Florestais: Uma Ameaça às Florestas e à Biodiversidade, promovida pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Representando a Semeia, a fiscal do Controle Ambiental, Edileuza Martins, debateu junto com os membros da mesa, o Capitão Freitas Filho (CBMAC) e Juliano Costa (brigadista florestal), mediados pela professora Simone Matias, quais prejuízos as queimadas florestais trazem tanto à população, quanto aos ecossistemas, direta e indiretamente, além de mostrar aos acadêmicos como a prefeitura age frente às queimadas.
O secretário da Semeia, Carlos Nasserala, fez questão de reforçar o quanto é importante levar os trabalhos feitos pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aos acadêmicos e sociedade em geral.
“Sempre que somos convidados para participar desses eventos, participamos. É primordial que os novos profissionais, que logo estarão no mercado de trabalho, vejam como as instituições, a prefeitura, a secretaria, agem nesses casos tão sérios, como as queimadas. É uma troca de conhecimento, realmente importante”, analisa o secretário.
Edileuza, em sua fala final diz que todos somos responsáveis pelas mudanças que buscamos.
“O desafio está lançado. Todos podemos fazer um pouco pela nossa comunidade, todos podemos fazer um pouco de educação ambiental. Inclusive, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente é uma excelente oportunidade”, finaliza.