https://www.youtube.com/watch?v=r9WbWn8mUpE
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), em parceria com o Governo do Estado e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnologia (IEPTEC), deu início nesta quarta-feira (13) ao Seminário Emprega Rio Branco. O evento visa fortalecer o empreendedorismo na capital acreana, oferecendo qualificação e apoio aos pequenos empreendedores.
Em mais uma ação concreta para apoiar quem gera renda e riqueza na cidade, a prefeitura busca fortalecer o trabalho digno, um compromisso da atual gestão municipal. O projeto prevê a realização de quatro seminários voltados à capacitação dos pequenos empreendedores, além de um curso técnico, de dois anos, para a formação de guias de turismo. Esse curso atende a uma antiga demanda da categoria e é parte do esforço da prefeitura para fortalecer a cadeia do turismo e o desenvolvimento econômico local.
“É uma ação concreta da Prefeitura de Rio Branco para àqueles que geram rendas e riquezas: os pequenos empreendedores. O objetivo dessa gestão inclui fortalecer o trabalho e a dignidade. É isso que está acontecendo aqui hoje. Está no plano de governo e nós estamos executando”, disse o secretario da SDTI, Ezequiel Bino.
O investimento para a realização dessas ações, segundo Ezequiel Bino, é de R$ 165 mil, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco. A diretora de Ensino do IEPTEC, Mara Lima, destacou que a prefeitura está melhorando a qualidade de vida das pessoas e que investir em educação voltada ao turismo é fundamental para o crescimento do setor.
“Para nós da educação profissional é um prazer, porque a gente vê que a prefeitura está vislumbrando melhorar a qualidade de vida das pessoas em ambos os aspectos, inclusive investindo em educação, principalmente quando se trata de empreendedorismo e turismo, que são áreas em que o nosso estado tem potencial para crescer. A prefeitura enxergou essa potencialidade, nos convidou para essa parceria e nós estamos aqui para darmos as mãos e trabalharmos juntos”, destacou a diretora de ensino do IEPTEC, Mara Lima.
Segundo a prefeita em exercício, Lene Petecão, essa iniciativa atende demandas das empresas locais, que buscam profissionais mais qualificados. Além disso, o seminário representa uma etapa fundamental de um projeto mais amplo, que visa criar oportunidades de crescimento e fortalecer a economia local, especialmente em uma cidade onde grande parte da renda ainda depende dos contracheques do setor público.
“É de fundamental importância para a cidade de Rio Branco, principalmente porque vivemos em uma economia do contracheque. Isso trará um avanço significativo para a nossa população”, concluiu Lene.