Para apoiar a população idosa, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, (SASDH), encerrou, na manhã desta quinta-feira (27), no Centro de Referência de Assistência Social (CrAS) da Sobral a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, Junho Violeta. A ação, que integra as atividades regulares do serviço de convivência realizado todas as terças e quintas-feira com os idosos, teve seu ponto alto com a conscientização promovida no dia 15 de junho.
“Participar desse grupo aqui para mim tem sido de grande proveito, porque eu venho de uma depressão, eu sou ex-cancerosa, estou curada agora, graças a Deus, encontrei apoio aqui nesse lugar e eu me sinto muito bem e feliz por participar e fazer parte desse grupo”, disse a dona de casa Maria das Dores.
Durante a campanha, uma equipe técnica, composta por assistentes sociais e psicólogos, orientou os participantes sobre as várias formas de violência, incluindo a patrimonial, sexual e financeira, o objetivo é prevenir e orientar para que os idosos não sejam vítimas dessas violências.
“Hoje aqui em especial nós estamos ncerrando uma campanha que é o 15 de Junho, Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, todo dia é dia de enfrentar essa violência, mas dão mais ênfase a essa campanha em junho e hoje nós estamos fazendo aqui no Cras o encerramento, conscientizando os idosos com nossa equipe técnica, com o assistente social, com o psicólogo, falando e orientando sobre as violências”, explicou a diretora do Cras, Wiliane Costa.
” Faz parte das nossas atribuições mas não só por obrigação. Nós temos visto os nossos coordenadores de Cras ter um carinho especial com os idosos fazendo um trabalho que vem crescendo muito especialmente nesse Cras”, enfatizou o secretário adjunto da SASDH, Francisco Bezerra.