Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), participou do encontro sobre o Programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia.
O programa é uma ação conjunta Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), contando com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A Secretaria Estadual de Meio Ambiental, através da secretária adjunta Renata Souza, também apoiou o evento.
O encontro visa discutir o monitoramento do desmatamento no território municipal. Também foi divulgado o edital para Pagamento por Serviços Ambientais em assentamentos e outros temas pertinentes aos Programa União com os Municípios. Além de Rio Branco, outros quatro municípios acreanos também aderiram ao programa: Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano.
Representando o Ministério do Meio Ambiente, estiveram presentes Marcelo Trevisan, diretor do Departamento de Ordenamento Ambiental e Territorial (DOT/MMA) e a coordenadora geral do DOT/MMA, Nazaré Soares.
Em sua fala de abertura, Nazaré diz que é muito importante a estruturação de escritórios de monitoramento do desmatamento nos municípios, a fim de gerar informações qualificadas para o município, incluindo informações sobre o uso da terra.
Carlos Nasserala, o secretário municipal de Meio Ambiente, também esteve presente no evento e celebra a iniciativa.
“É excelente que os municípios tenham essa atenção do Governo Federal, em um esforço conjunto com a gestão estadual e municipal, a fim de frear o desmatamento”, afirma o secretário.