Na última segunda (17) e terça-feira (18), os funcionários do Parque Ambiental Chico Mendes receberam treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio, oferecido pelos Bombeiros Militares do Estado do Acre.
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Carlos Nasserala, o objetivo do curso é capacitar os agentes de portaria e funcionários de campo sobre quais procedimentos devem ser adotados em casos de acidentes, como engasgos e ferimentos de trabalho.
“Para além dos primeiros socorros, o curso também visa preparar os funcionários para lidar com princípios de incêndios florestais, tendo em vista que o Parque Chico Mendes, na estiagem, está sempre em alerta contra focos de queimadas.”
“Vocês serão os primeiros a atuarem até que o SAMU ou o Corpo de Bombeiros chegue. Não precisa ser especialista, mas com o conhecimento técnico correto, qualquer um pode salvar uma vida”, disse o subtenente Agenaldo, ministrante do primeiro dia de curso.
Com duração de dois dias, o curso contou com simulação de procedimentos em manequins adulto e infantil, além da simulação de incêndios, onde os funcionários puderam executar, na prática, as técnicas ensinadas pelos bombeiros.
“É importante que a nossa equipe esteja preparada para lidar com as intercorrências que podem aparecer, tanto pelo grande fluxo de pessoas no Parque, quanto pelas características da nossa floresta durante a seca, mais suscetível à queimadas. O treinamento pode evitar que alguma situação se agrave, chegando a salvar a vida de alguém”, pontua a gerente do Parque, Joseline Guimarães.
Os funcionários da Semeia, no Horto Florestal, devem receber o mesmo treinamento nos dias 1 e 2 de julho.