No último sábado, 13, o Parque Ambiental Chico Mendes recebeu a visita de certificadores da fundação holandesa Green Destinations, que atua em 90 países, oferecendo suporte para o desenvolvimento de turismo responsável, intermediada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI). A certificação avalia o desempenho nos campos da gestão ambiental, saúde, segurança e responsabilidade social.
“Se o Parque receber a certificação, fará parte de um hall de mais de 400 destinos turísticos, em 90 países, ou seja, teremos visibilidade internacional, atraindo ainda mais visitantes, o que é muito bom, pois nossa missão é levar a educação ambiental e conhecimentos sobre a fauna amazônica para o maior número de pessoas possível”, diz Joseline Guimarães, diretora do Parque Chico Mendes.
Uma série de critérios são avaliados para decidir se a instituição está apta ou não, como a gestão ambiental, relacionamento com a comunidade local, descarte de resíduos, conservação e práticas sustentáveis.
“Estamos otimistas. Fizemos com eles a nossa própria visita orientada, que qualquer visitante pode socilitar na administração do parque e foi um momento de muita troca. Agora aguardaremos o resultado da avaliação”, finaliza Joseline.