O Horto Florestal se destaca não apenas por sua missão principal pelo qual foi criado para promover o crescimento de florestas de rápido desenvolvimento para a recuperação da cobertura florestal do município, mas também por se transformar em um local de lazer e diversão para pessoas de todas as idades.
Nessa quinta-feira (7), o Horto recebeu a visita de acadêmicos do curso de Educação Física, licenciatura da Universidade Federal do Acre (Ufac), que estão prestes a concluir o oitavo período do curso. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a Ecoteca e a Cantina da Boaventura, onde conheceram os brinquedos pedagógicos fabricados a partir de materiais reutilizados, como livros antigos e papel, que são transformados em porta-lápis e porta-trecos.
Essa iniciativa não só proporciona uma experiência educativa única para os acadêmicos, como também destaca o compromisso do Horto Florestal em promover a conscientização, a educação ambiental e a sustentabilidade por meio de práticas inovadoras e criativas, oferecendo à comunidade, escolas e universidades uma gama de atividades educativas e recreativas para todos os interessados em aprender sobre a natureza e o meio ambiente.
A professora Elissandra Pontes, da Ufac, falou dos ensinamentos que os alunos receberam quando visitaram o Horto.
“Eles estão tendo esse contato na prática como futuro profissional de Educação Física e nas possibilidades também que poderão desenvolver dentro do Horto Florestal ou até mesmo na comunidade.”
“Nós recebemos toda a comunidade, todos os munícipes, a educação infantil, as escolas, pré-escola, ensino médio e até os acadêmicos das universidades. No caso, hoje aqui estão os acadêmicos do curso de Educação Física que já estão na conclusão do curso”, disse o coordenador de Difusão Ambiental do Horto, Welton Nilo.